6
respostas

[Dúvida] Não estou conseguindo configurar no meu notebook com Windows 8.1 o MinGW

Estou no início da aula de programação “C: conhecendo a Linguagem das Linguagens”, e para prosseguir no conteúdo, é orientado instalar o MinGW, porém, mesmo dizendo que no Windows é fácil instalar, estou com dificuldades nesta instalação;

No notebook tenho instalado o Windows 8.1, segui as orientações para instalação da "aula" e da "Luri", porém, quando vou executar o MinGW pede para eu instalar, acredito que o erro foi no momento de editar a variável PATH, e digitar o C:\GinWG\bin, resumindo, solicito suporte técnico para resolver esse Bug.

Também pedem para ir até o diretório onde o arquivo .c ou .cpp está salvo através do comando cd. Já tentei localizar de várias formas, ao tentar localizar o arquivo .c, o resultado da busca é o MinGW Installer, e quando tento localizar o .cpp, não aparece nada.

6 respostas

Olá Cristian, tudo bem?

Dado a sua situação, vou repassar os passos que você precisa fazer durante a instalação, o diferencial é que realizei eles no ambiente do Windows 8.1 para que você tenha um melhor direcionamento.

1. Reinstale o MinGW: Primeiro, desinstale qualquer versão do MinGW que você tenha instalado, e como a instalação se da na criação da pasta MinGW na pasta geral do seu dispositivo de gerenciamento, basta apagá-la.

Após apagar a pasta basta você seguir os passos mostrados no Gif abaixo:

Passos de instalação do compilador de C com o WinGw installer

Um ponto de atenção na instalação dos pacotes. Veja que seleciono a opção de All Packages apenas para demostrar que existem outros pacotes de instalação, mas apenas vamos precisar quais foram marcados na opção Basic Setup.

2. Configuração da variável PATH: Após a instalação, você precisa adicionar o caminho do MinGW ao PATH do sistema.

Configuração de Path do compilador C

Não se difere muito do que é mostrado no passo a passo compartilhado no curso, mas no seu pode ter o não a variável Path, no meu caso eu não tinha e tive que criá-la.

3. Verificação da instalação e configuração do Path: Abra o Prompt de Comando (cmd) e digite gcc --version. Se tudo estiver correto, você deve ver a versão do GCC instalada.

4. Navegação até o diretório do projeto e execução: No Gif abaixo segue um exemplo mais prático de como você conseguirá achar o arquivo que está os seus códigos:

Navegação para um diretório e execução de um código C

Para colar o caminho da pasta no CMD, utilizei do botão direito do mouse, com isso apareceu a opção de "colar".

Caso ainda tenha dado algo de errado, ou você tenha alguma outra dúvida, estarei à disposição para ajudá-lo.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Bom dia, agradeço o envio do vídeo, porém, tenho uma crítica a fazer, os vídeos ficam rodando muito rápido e sem parar, não tenho a opção de pausar as etapas da instalação, para ir avançando gradativamente. Segui o vídeo e no meio do processo surgiu um erro conforme o anexo, como faço para resolver essa questão e prosseguir. E com relação as pausas no vídeo, como faço para parar o vídeo????

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Primeira Parabéns pela pró atividade! Fez toda a instrução no Windows 8.1, porém, a apresentação é muito rápida, não consigo pausar, ou tem alguma forma de pausar esses vídeos??? Por exemplo no primeiro vídeo, passa igual um relâmpago pelo item All Packages, conforme imagem anexa, que não consigo vê se tem algum item ticado, como o que está aqui no sistema, resumindo, mais uma vez, eu agradeço a pró atividade, mas da forma que o vídeo está sendo passado, não tem condições de acompanhar esse passo a passo.Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Tem que melhorar a parte didática!

Olá Cristian!

Enviei o passo a passo em formato de gif na mensagem anterior, e nesse formato não é possível pausar o vídeo. Vou encaminhar o material em um formato de imagem estática e vídeo que permite pausar e rever quantas vezes quiser. Parece bastante coisa, mas, um passinho de cada vez a gente consegue resolver! Vamos lá?

Como instalar o MingW no Windows 8.1?

Passo 1 - Apague o MinGW: primeiro, desinstale qualquer versão do MinGW que você tenha instalado, e como a instalação se dá na criação da pasta MinGW na pasta geral do seu dispositivo de gerenciamento, basta apagá-la. No vídeo abaixo mostro como fazer isso, que é indo em "Este computador" -> e apagando a pasta MinGW:

Se não aparecer a pasta MinGW para você, não há nada o que apagar. Pule para o próximo passo.

Passo 2 - Instalação do MinGW

• Baixe o MinGW neste link clicando no botão verde de Download

• Será baixado um arquivo escrito mingw-get-setup.exe. Dê dois cliques nesse arquivo para a instalação começar.

• A primeira tela que aparecer você deverá clicar em "Install":

Captura da tela de configuração do MinGW Installation Manager Você também pode usar a ferramenta para instalar componentes adicionais do MinGW. Há um botão de instalação e um botão de cancelamento.

• Na segunda tela, clique em "Continue":

Captura da tela de configuração do MinGW Installation Manager. O cursor do mouse está em cima da opção “Continue”, que fica ao canto inferior direito da tela.

• Agora, você terá que esperar uma tela de carregamento. Quando ela terminar, clique em "Continue":

A imagem mostra o MinGW Installation Manager Setup Tool aberto com a instalação completa (barra de progresso verde a 100%). A janela de instalação em primeiro plano sugere verificar 'Detalhes' para erros, com opções 'Ver Licença', 'Continuar' (com o ponteiro do mouse sobre) e 'Sair' na parte inferior.

• Pronto, chegamos na tela onde iremos marcar o que queremos instalar. Em Basic Setup, marque as seguintes opções: mingw32-base e mingw32-gcc-g++. Para marcar as opções você terá que clicar em sob ela e marcar mark for installation. A tela ficará assim:

A imagem mostra uma janela do MinGW Installation Manager. O pacote C++ está selecionado e a descrição detalhada do pacote é mostrada abaixo.

• Para instalar de fato, clique em Installation e em seguida Apply Changes:

A imagem mostra o MinGW Installation Manager com um menu suspenso "Instalação" com as opções "Atualizar catálogo", "Marcar todas as atualizações" e "Aplicar alterações". Na lista de pacotes está o compilador C++ selecionado. Abaixo há uma descrição detalhada do pacote.

• Na próxima tela que aparecer, marque a opção Apply:

Uma nova aba está aberta, chamada “Applying Scheduled Changes”. O cursor está em cima da opção “Close”.

• Uma nova tela de carregamento irá aparecer. Quando o carregamento carregar clique em Close.

A imagem mostra uma janela do MinGW Installation Manager com a mensagem "Aplicando Alterações Agendadas". As alterações foram aplicadas com sucesso e a janela pode ser fechada. A caixa de diálogo também oferece a opção de fechar automaticamente quando a atividade estiver concluída. Há uma lista de pacotes instalados.

• Pronto, MinGW instalado e estará na pasta disco local c:

No Disco Local do computador, onde é nomeado de “c:”, dentro de “Meu computador”, uma pasta com o nome “MinGW” está sendo mostrada com o cursor.

• Se preferir um vídeo do passo a passo de instalação, deixo abaixo. Obs: o vídeo está sem som, é normal:

Continua na próxima postagem...

Como adicionar o MinGW ao Path?

Siga o passo a passo no vídeo abaixo:

Mesmo seguindo o passo a passo deu erro, o que eu faço para seguir o curso?

Você pode utilizar de uma solução online, recomendo o C++ Compiler, que é um compilador online para códigos C e C++ onde você pode até mesmo criar uma estrutura de pastas e arquivos, porém é necessário criar uma conta para utilizar dessas funcionalidades. Usando esse compilador não precisará baixar nada na sua máquina e ainda sim conseguirá fazer o curso.

Lembre-se que se tiver dúvida em qualquer passo, estarei por aqui para te auxiliar. Fico à disposição.

Abraços e bons estudos!