oi Amanda!!
Se fosse só igualar o "velocidadeYOponente = yBola; ?", você nunca marcaria um ponto.
Vc está a falar do eixo y, e o comprimento neste caso é a altura da raquete. Perceba, que durante a aula, o instrutor, usa o braço como exemplo, falando do comprimento!! E divide por 2 e ainda subtrai 30 !!!!!! A largura é que é 10. Se a raquete tem 90, vc divide por 2 = 45. Então 45 - 30 = 15. Módulo 04 aula01.
Então 15 é a área em que a bolinha vai fazer colisão com a raquete, o que sobra de yRaquete para colisão. Esta matemática, foi feita para que o oponente cometa erros, por isso a bolinha bate bem no canto da raquete dele. Então, mexendo na velocidade da bolinha, vc consegue pontuar. Como vc pode observar no jogo o yRaqueteOponente segue o yBolinha, se a bolinha desce a raquete desce, e vice-versa. Imagine a raquete atuando 100% em relação a bolinha, nunca iriamos fazer pontos no oponente! Por isso, foi criado essa digamos "defasagem", meio que uma maneira de "burlar" o acompanhamento da raquete com a bolinha, para que possamos fazer pontos.
Essa é a minha percepção, e até gostava de ver outras.
Espero ter ajudado. Bons estudos!!!