Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Não entendi a diferença entre as sazonalidade de forma prática

Entendi que na aditiva soma e na multiplicativa multiplica, como os próprios nomes dão a entender. Mas, não compreendi como foi realizado o cálculo, alguém poderia me esclarecer...?

1 resposta
solução!

Oii, Joyce! Tudo bem?

Agradeço por compartilhar sua dúvida por aqui, ela pode ajudar outras pessoas estudantes que possam ter o mesmo questionamento.

A sazonalidade aditiva e multiplicativa são conceitos usados na análise de séries temporais para entender os padrões de comportamento ao longo do tempo. A diferença entre elas, está na maneira como essas variações sazonais são incorporadas aos dados.

Na sazonalidade aditiva, as flutuações ao longo do tempo são mais ou menos constantes. Tendo como exemplo a aula, se a cada mês de julho você vende 1,7 milhão a mais do que a média anual, então a cada mês de julho, você soma esse valor à média anual. É como se você tivesse uma linha reta (a média anual) e a cada mês de julho você adiciona um valor fixo (1,7 milhão). Isso é a sazonalidade aditiva.

E o seu cáculo é: o valor observado (X), adiciona o efeito sazonal (constante) para obter o valor ajustado.

Na sazonalidade multiplicativa, as flutuações sazonais variam conforme o nível global da série. Usando a aula como exemplo novamente, se o aumento esperado no mês de dezembro seja de 29% em relação à série global, você multiplica a média da série global por 1,29 (que é o equivalente a um aumento de 29%). Ou seja, se a média anual for alta, o aumento será maior, e se a média anual for baixa, o aumento será menor.

O seu cálculo: o valor observado (X), multiplica pelo fator sazonal (que varia ao longo do tempo) para obter o valor ajustado.

Por fim, na sazonalidade aditiva, você adiciona um valor fixo, e na sazonalidade multiplicativa, você multiplica por um fator.

Espero ter ajudado a entender melhor.

Bons estudos, Joyce!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software