Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Não Consigo Iniciar o Curso.

Meu Sistema é Windows, Baixei o Node.js, Fui no Link https://github.com/alura-cursos/api-alurabooks.git . Baixei os dois arquivos em ZIP, extrai, abri o Node.js,

Your environment has been set up for using Node.js 18.17.0 (x64) and npm.

C:\Users\yuref>C:\Users\yuref\OneDrive\Área de Trabalho\Estudos\Alura\Cursos\https\api-alurabooks-main\api-alurabooks-main 'C:\Users\yuref\OneDrive\Área' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

C:\Users\yuref>

Não Entendi o 1º Vídeo, Fiz a Leitura do Preparando o Ambiente Porém Não Consegui Inicializar o Curso.

2 respostas

Olá, Yuri, tudo bem contigo?

Provavelmente a forma que você instalou os arquivos e os diretórios que você os colocou estava errada.

Eu vou ensinar a forma correta que você deve usar para fazer o clone do repositório, e ela não envolve muito uso de terminal de comando, então não se preocupe com erros de terminal de comando tá.

MAS VOCÊ PRECISA TER UMA CONTA NO GITHUB E PRECISA ESTAR LOGADO ALI PARA PODER SEGUIR COM O PASSO-A-PASSO!

Bom primeiro eu já aviso que você vai precisar fazer isso duas vezes, uma vez com o Back-End e a outra com o Front-end tá, só um detalhe, a do front você precisa baixar o código da branch aula-5.

Vamos lá, primeiro abra o link do projeto, eu vou ensinar a baixar com o Back-End e deixo o Front contigo, mas o processo vai o mesmo, aqui os links dos repositórios:

1. Escolha um dos links e entre nele!
  2. Você verá uma tela assim mais ou menos: tela do repositório github do projeto do curso
  3. Aqui você deve clicar no botão verdinho "<> Code" e depois no "Download ZIP" e ele irá baixar um arquivo no seu computador, como mostrado abaixo: gif mostrando como baixar um ZIP de um repositório no github
  4. Agora você deve executar o arquivo baixado, clique no arquivo baixado, ou então vá ao explorador de arquivos e encontre a pasta baixada e entre nela, e então extraia todo o conteúdo direto na raiz do seu usuário.
  5. É de suma importância que essa pasta esteja na raiz do usuário, algo como por exemplo um PATH (caminho de diretório) mais ou menos assim: C:\Users\Renan\api-alurabooks-main. Ou seja você deve salvar ele quase na raiz do computador, pois se não for assim ele não irá funcionar, o mesmo deve ser feito com o Front.
  6. Vou deixar um GIF abaixo mostrando todo o processo para que você não se perca e veja como deve ser feito todo o processo: git mostrando como extrair as pastas na raiz do usuário do computador
  7. Como você pode ver acima o que eu fiz foi o seguinte:
    • Primeiro eu abri a pasta Zipada;
    • Depois eu cliquei em "Extrair Tudo";
    • Depois eu procurei um locar para extrair todo o conteúdo, eu fiz isso clicando no botão "Procurar" na aba que aparece quando ele vai abrir as configurações de extração;
    • Após isso eu encontrei o arquivo Raiz do computador todo, o diretório: C:;
    • Depois eu procurei e entrei na pasta de "Usuários" onde tem todos os usuários do computador: C:\Users;
    • Depois disse eu escolhi o meu usuário, no caso o que eu tenho acesso e posso movimentar o suficiente para fazer os projetos e testes do curso, o usuário Renan: C:\Users\Renan;
    • E no fim eu cliquei em "Selecionar Pasta" após ter selecionado o meu usuário e cliquei no botão "Extrair" e ele extraiu tudo lá onde eu queria.
    • Gerando assim o seguinte diretório: C:\Users\Renan\api-alurabooks-main, e deve ser mais ou menos algo assim que você deve ter no seu projeto.
  8. Prontinho agora você tem o Back-End instalado, vou deixar um GIF meu instalando o Front-End para ajudar também, mas não se esqueça o que você tem que baixar diferente do Back-End, no Front-End é o da branch "aula-5", não da "main": gif do scuba Renan instalando o Front-End por meio do GitHub

Prontinho temos o Front e o Back Instalados, agora vamos executar eles, a partir daqui você já deve saber como faz, mas vamos lá, vamos fazer tudo juntos para não haver nenhum erro.

1. Abra o console/terminal de comando do seu computador, eu vou usar o Windows PowerShell tá.
  2. Após abrir o PowerShell temos a seguinte tela onde vamos colocar isso: cd .\api-alurabooks-main\, ou só digite cd api- e dê um TAB que ele deve autocompletar o comando, dessa forma aqui: imagem do powershell com o comando de mudar de PATH
  3. Depois disse dê enter e coloque esse novo comando no terminal: npm install e ele irá instalar e deve aparecer umas telas assim:
  4. Após isso você deve usar esse comando: npm run start-auth, obtendo esse comportamento e resultado: gif do Scuba Renan fazendo a ativação do pacote npm da API
  5. Agora você tem o Back-End pronto, só falta o Front.
solução!

Agora para o Front:

1. Abra uma nova guia no terminal, mas não feche a do Back-End de jeito nenhum. Coloque esse comando: cd .\curso-react-alurabooks-aula-5\, ou só digite cd curso-re e dê um TAB que ele autocompleta;
  2. Dê enter e coloque esse comando: npm install e dar enter, então teremos nosso pacote npm: gif mostrando a instalação do npm
  3. Agora é só dar um npm start e terminamos: iniciando o servidor no localhost usando npm start
  4. Pronto, agora temos tanto o Front-End como o Back-End rodando.

Com isso você deve conseguir prosseguir com o curso sem problemas.

Se você seguir todos esses passos e seguir tudo certinho como passado acima, você deve conseguir instalar tudo certinho e conseguirá prosseguir com o curso.

E só lembrando que enquanto você estiver usando o projeto você não pode fechar os terminais, e muito mais importante que isso, para instalar o NPM você precisa primeiro ter o Node instalado em sua máquina, instale-o por aqui se você ainda não o tiver.

Em suma era isso, eu espero ter ajudado, caso precise é só me chamar, estarei por aqui!

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor marque ele como solução! ✓