Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] Mobile-first: responsividade bugada no menu

Prezados,

Gostaria de compartilhar um problema que o meu projeto apresenta ao deixar dimensionado para o celular:

O pagination e o carrossel ficam em cima do menu. O que pode ser isso?

4 respostas

Boa noite, Letícia. Poderia disponibilizar o seu código para entender melhor o problema?

Posso sim, você pode acessar pelo meu github: https://github.com/ellie-sdev/alurabooks

solução!

Bom dia, Letícia. Depois de analisar seu código, vi que a tag "ul" que contém a classe "lista-menu" possui a propriedade "position" como "absolute", porém não foi definida a propriedade "z-index". Por padrão, será atribuído o valor 1 a ela:

.lista-menu {
        display: none;
        position: absolute;
        top: 100%;
        background-color: var(--branco);
        width: 70vw;
    }

O swiper (carrossel usado no projeto) por padrão tem a propriedade "position" como "relative" e, por padrão, a propriedade "z-index" é 1:

.swiper {
        margin-left: auto;
        margin-right: auto;
        position: relative;
        overflow: hidden;
        list-style: none;
        padding: 0;
        z-index: 1;
        display: block;
    }

Quando dois elementos têm o mesmo valor de "z-index", o que determina a ordem de empilhamento no navegador é a ordem em que estão no código HTML. Ou seja, o último elemento no código ficará em cima dos outros.

Para resolver o problema, basta atribuir um valor maior que 1 para "z-index" na classe "lista-menu":

.lista-menu {
        display: none;
        position: absolute;
        top: 100%;
        background-color: var(--branco);
        width: 70vw;
        z-index: 10;
    }

Espero ter ajudado!

Conseguii!

Agradeço a explicação Adriano, vou copiar ela nas minhas anotações sobre o projeto ok??

Abraços.