Oi, Bianca! Tudo bem?
Podemos notar que no código há duas funções nomeadas da mesma forma: function verificaColisaoRaquete. Dessa forma, para que o programa execute corretamente a função de colisão da raquete devemos excluir ou comentar uma das funções.
Nesse caso, devido à biblioteca que adicionamos ao código e às alterações feitas, vamos comentar (adicionar o comando " /* " no inicio da função e " */ " no final da função. obs.: sem as aspas!) ou excluir a ultima função, que é justamente a função verificaColisaoRaquete() duplicada.
Deixaremos, então, o nosso código da seguinte maneira:
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 2;
let velocidadeYBolinha = 2;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete,yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete,yRaquete)
mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio> width ||
xBolinha - raio< 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio> height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y, raqueteComprimento,
raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(x,y){
colidiu =
collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha,yBolinha,raio);
if(colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 -30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
/* function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento &&
yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&
yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
} */
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida é só comunicar aqui no fórum!
Um forte abraço e bons estudos!
Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓