1
resposta

[Dúvida] Mão na massa: utilizando DAX

Boa Tarde.

Foi meio confuso entender a o pedido, mas com um pouco de ajudar consegui entender.

Dúvida 1º: Vi no fórum q muita gente teve dúvida e na resolução utilizou o código:

Valor_Media_Por_Produto = SUM('Vendas (2)'[Faturamento]) / 
                           SUM('Vendas (2)'[Quantidade])

Mas eu usei o código:

Valor_Media_Por_Produto = DIVIDE(
            SUM('Vendas (2)'[Faturamento]), 
            SUM('Vendas (2)'[Quantidade]))

Mas o resultado saiu o mesmo. Não entendi isso.

Dúvida 02º: O que eu entendi no exercício é para motrar a média de cada produto, mas me apareceu um resultado total. Vi no forúm que todos chegaram nesse resultado. Mas ninguém mostrou um gráfico com a média de cada produto. Não sei se eu entendi errado, mas eu tentei mostrar um gráfico que mostre a média de cada produto por 'ID' adicionando o "ID Produto" no "Eixo X".

![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

1 resposta

Ei, Raul! Tudo bem?

Os dois códigos funcionaram porque, matematicamente, fazem a mesma coisa: dividem o faturamento pela quantidade. O DIVIDE é a mais recomendada no DAX, porque é segura. Se em algum cenário a soma da quantidade for zero ou vazia, o DAX não gera erro, ele retorna BLANK (ou um valor alternativo, se você definir).

Sobre o gráfico, você está no caminho certo! A medida que você criou calcula a média no contexto atual. Quando você olha apenas o cartão ou o total, o Power BI mostra a média geral de todos os produtos.
Quando você adiciona o ID Produto no eixo X, o Power BI muda o contexto de cálculo, e a mesma medida passa a ser calculada produto a produto.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida compartilhe conosco.

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado