Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Linhas que saem do padrão, como resolver?

Pessoal, o professor usou o comando cat logs | cut -d “ “ -f1-3,6- > logs-completo.txt para aparecer apenas as linhas que ele queria, como "Jul", dia "3" e entre outras informações, porém no meu caso, as últimas linhas saem do padrão. Vejam, usei o comando cat logs:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Usei o comando cat logs | cut -d " " -f1-4,7-. O início ficou certo. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeMas o final ficou desse jeito: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeAs últimas linhas aparem alguns detalhes que eu não gostaria. O que poderia fazer para deixar padronizado? Para não aparecer " [ 14.852100] systemd[1]:" ?

1 resposta
solução!

Olá João, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

A presença da linha que você mencionou (" [ 14.852100] systemd[1]:") pode variar dependendo da estrutura do arquivo de log (syslog) e do sistema em que está sendo executado. Essas mensagens são geradas em tempo real e podem variar de um sistema para outro.

Para padronizar as linhas e remover o trecho [ 14.852100] systemd[1]: das últimas linhas do arquivo de logs, uma opção é utilizar comando grep para filtrar linhas específicas. Exemplo:

cat logs | cut -d " " -f1-3,6- | grep -v '\[ [0-9]*\.[0-9]*\] systemd\[1\]' > logs-completo.txt

Outra opção é utilizar o comando tr -s para corrigir espaços duplos e caracteres duplicados:

cat logs | tr -s ' ' | cut -d " " -f1-3,6- > logs-completo.txt

No entanto, ressalto que na aula, o objetivo do instrutor foi ilustrar, de forma prática, como podemos utilizar o comando cut para filtrar os arquivos com base nos delimitadores e campos específicos, onde a sua saída apresentada em imagem, mesmo que seja divergente em alguns pontos, está correta, uma vez que pode variar de sistema para sistema. Fora isso, dependendo das necessidades ou objetivos do projeto, é comum realizar processamentos adicionais em arquivos de logs filtrados através de linguagens de programação.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software