Boa tarde pessoal! O problema com meu jogo é que não consigo fazer o oponente errar e a bolinha segue ficando presa na raquete e marcando muitos pontos. Será que alguém pode me ajudar a deixar o jogo 100%?
Link: https://editor.p5js.org/Bertidu/sketches/Us_7WTEmq
Segue o código:
//variaveis da bolinha let xBolinha = 300; let yBolinha = 200; let diametro = 15; let raio = diametro / 2;
//velocidade da bolinha let velocidadeXBolinha = 6; let velocidadeYBolinha = 6;
//variaveis da raquete let xRaquete = 5; let yRaquete = 150;
//posicao das raquetes let raqueteComprimento = 10; let raqueteAltura = 90;
//variaveis do oponente let xRaqueteOponente = 585; let yRaqueteOponente = 150; let velocidadeYOponente;
//placar do jogo let meusPontos = 0; let pontosDoOponente = 0;
//sons do jogo let raquetada; let ponto; let trilha;
//chance de errar let chanceDeErrar = 0;
function preload(){ trilha = loadSound("trilha.mp3"); ponto = loadSound("ponto.mp3"); raquetada = loadSound("raquetada.mp3"); }
function setup() { createCanvas(600, 400); trilha.loop(); }
function draw() { background(0); mostraBolinha(); movimentaBolinha(); verificaColisaoBorda(); mostraRaquete(xRaquete, yRaquete); movimentaMinhaRaquete(); //verificaColisaoRaquete01(); verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete); mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); movimentaRaqueteOponente(); verificaColisaoRaqueteOponente(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); incluiPlacar(); marcaPonto(); calculaChanceDeErrar(); bolinhaNaoFicaPresa(); }
function mostraBolinha (){ circle (xBolinha,yBolinha,diametro); }
function movimentaBolinha(){ xBolinha += velocidadeXBolinha; yBolinha += velocidadeYBolinha; }
function verificaColisaoBorda(){ if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){ velocidadeXBolinha *= -1; } if (yBolinha + raio > height|| yBolinha - raio < 0){ velocidadeYBolinha *= -1; } }
function mostraRaquete(x,y) { rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura); }
function movimentaMinhaRaquete() { if (keyIsDown(UP_ARROW)) { yRaquete -= 10; }
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) { yRaquete += 10; } }
function verificaColisaoRaquete(x, y) { if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete) { velocidadeXBolinha *= -1; raquetada.play(); } }
function verificaColisaoRaqueteOponente(){ if (xBolinha + raio > xRaqueteOponente && yBolinha + raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha - raio > yRaqueteOponente - raqueteAltura){ velocidadeXBolinha *= -1; raquetada.play(); } }
function movimentaRaqueteOponente(){ velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30; yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar calculaChanceDeErrar(); }
function incluiPlacar() { stroke(255); textAlign(CENTER); textSize(16); fill(color(255, 140, 0)) rect(150, 10, 40, 20); fill(255); text(meusPontos, 170, 26); fill(color(255, 140, 0)) rect(450, 10, 40, 20); fill(255); text(pontosDoOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto() { if (xBolinha > 590) { meusPontos += 1; ponto.play(); } if (xBolinha < 10) { pontosDoOponente += 1; ponto.play(); } }
function calculaChanceDeErrar() { if (pontosDoOponente >= meusPontos) { chanceDeErrar += 1 if (chanceDeErrar >= 39){ chanceDeErrar = 40 } } else{ chanceDeErrar -= 1 if (chanceDeErrar <= 35){ chanceDeErrar = 35 } } }
function bolinhaNaoFicaPresa(){ if (xBolinha - raio < 0){ Xbolinha = 23 } }