quando pesquiso alguma palavra no campo de busca aparece um erro no console dizendo que o "busca.forEach is not a function", como posso resolver?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
quando pesquiso alguma palavra no campo de busca aparece um erro no console dizendo que o "busca.forEach is not a function", como posso resolver?
O forEach é uma função existente apenas em Arrays ([]), e nos casos onde recebemos um erro de "is not a function" isso se deve pois provavelmente o valor de quem ele está sendo acessado é diferente do esperado, ou então não existe.
Aqui vai um exemplo:
const busca = 123;
busca.forEach();
// ERR: busca.forEach is not a function
Isso acontece pois busca nesse caso é um Número, e números não possuem a função forEach.
Dito isto, aconselho verificar que tipo de dado está armazenado na sua variável busca, e caso não encontre, sinta-se livre pra mandar seu trecho de código por aqui pra eu analisar :)
agradeço o retorno! ainda não sei o que pode ser, meu código seria esse aqui:
async function buscarVideo(evento) {
evento.preventDefault();
const dadosDePesquisa = document.querySelector("[data-pesquisa]").value;
const busca = await conectaApi.buscaVideo(dadosDePesquisa);
const lista = document.querySelector("[data-lista]");
while (lista.firstChild) {
lista.removeChild(lista.firstChild);
}
busca.forEach((elemento) =>
lista.appendChild(
constroiCard(
elemento.titulo,
elemento.descricao,
elemento.url,
elemento.imagem
)
)
);
}
Então Vanessa, como a variável que está dando problema é a busca, e ela referencia conectaApi que é uma variável externa ao código que tu mandou, eu não consigo te dizer o que está retornando.
Uma coisa que ajudaria seria tu rodar um console.log(busca) antes do forEach pra entender o que está sendo retornado, e se é um array como esperado. Pode mandar por aqui o que aparecer e consigo te auxiliar melhor.
Oi, Nicolas! o console.log está me retornando um objeto. vou deixar um print de tela e a parte do código referente a conectaApi :)
async function listaVideos() {
const conexao = await fetch('http://localhost:3000/videos');
const conexaoConvertida = await conexao.json();
return conexaoConvertida;
}
async function criaVideo(titulo, descricao, url, imagem) {
const conexao = await fetch('http://localhost:3000/videos', {
method: "POST",
headers: {
"Content-type": "application/json"
},
body: JSON.stringify({
titulo: titulo,
descricao: `${descricao} mil visualizações`,
url: url,
imagem: imagem
})
});
const conexaoConvertida = conexao.json();
}
async function buscaVideo(termoDeBusca) {
const conexao = await fetch(`http://localhost:3000/video?q=${termoDeBusca}s`);
const conexaoConvertida = conexao.json();
}
export const conectaApi = {
listaVideos,
criaVideo,
buscaVideo
}
depois de muito reler eu vi que esqueci de uma letra "s" na palavra "videos" no fetch da função buscaVideo haha