Vamos abordar suas dúvidas uma de cada vez.
1. Autenticação e Responsabilidades
Entendo sua preocupação com a alteração do getter de senha para um método de autenticação. Vamos analisar isso mais de perto.
Ao mover a responsabilidade de autenticação para a classe SistemaDeAutenticacao
, você está seguindo o princípio de responsabilidade única (Single Responsibility Principle - SRP) do SOLID, que sugere que uma classe deve ter apenas um motivo para ser modificada.
No entanto, é importante considerar o contexto da aplicação e como as responsabilidades são distribuídas. Em alguns casos, faz sentido que a autenticação seja tratada separadamente, especialmente se houver complexidade envolvida na verificação de credenciais.
A ideia é separar as preocupações: a classe Funcionario
ou Cliente
deve se preocupar com seus próprios dados e comportamentos específicos, enquanto a classe SistemaDeAutenticacao
lida com a autenticação em geral. Isso pode tornar o código mais modular e fácil de entender.
No entanto, a validação de autenticação ainda pode depender das informações específicas de um Funcionario
ou Cliente
. Nesse caso, você pode passar as informações necessárias (por exemplo, nome de usuário e senha) para o método de autenticação em SistemaDeAutenticacao
.
2. Interfaces
Interfaces em programação são contratos que definem um conjunto de métodos que uma classe deve implementar. Elas ajudam a estabelecer um padrão e a fornecer uma maneira de garantir que diferentes classes possam ser usadas de maneira intercambiável.
Exemplo de uma interface em Java:
public interface Autenticavel {
boolean autenticar(String usuario, String senha);
}
Neste exemplo, a interface Autenticavel
define um método autenticar
que espera um usuário e senha como parâmetros e retorna um booleano indicando se a autenticação foi bem-sucedida.
Você pode ter classes como Funcionario
e Cliente
implementando essa interface:
public class Funcionario implements Autenticavel {
// ... outros membros e métodos da classe
@Override
public boolean autenticar(String usuario, String senha) {
// Lógica de autenticação para funcionário
}
}
public class Cliente implements Autenticavel {
// ... outros membros e métodos da classe
@Override
public boolean autenticar(String usuario, String senha) {
// Lógica de autenticação para cliente
}
}
Ao utilizar interfaces, você pode tratar objetos de diferentes classes de maneira uniforme, desde que elas implementem a mesma interface. Isso é particularmente útil em situações em que você deseja um contrato claro para interação entre diferentes partes do sistema.