Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Inline e Block

Olá, apesar de ter assistido e reassistido a respectiva aula que trava de Inline e Block, confesso que não senti firmeza na explicação do professor e estou com dúvida.

Alguém pode me explicar melhor os conceitos das duas propriedades de forma mais clara? E, se possível com exemplo? Eternamente grato!

1 resposta
solução!

Fala, Brenno. Beleza?

De forma resumida:

Inline: o elemento ocupa, exatamente, o tamanho do seu conteúdo, não sendo possível ajustar seu tamanho ou altura. Faça o seguinte teste:

<span class="span1">Isto é um texto.</span>
<span class="span2">Isto é um outro texto.</span>
.span1 {
  background-color: #cccccc;
  height: 300px;
  width: 500px;
}

.span2 {
  background-color: tomato;
  height: 600px;
  width: 1000px;
}

Resultado:

Note que um elemento será posicionado ao lado do outro e, mesmo eu tendo definido uma altura e uma largura para eles, nada acontece; o que define o tamanho do elemento é o seu conteúdo. A tag "span" é um elemento inline.

Block: o elemento ocupa toda a área da linha em que ele está (gera quebra automática de linha). Além disso, é possível definir tamanho e altura desses elementos. Faça o seguinte teste:

<p class="p1">Isto é um texto.</p>
<p class="p2">Isto é um outro texto.</p>
.p1 {
  background-color: #cccccc;
  height: 150px;
  width: 500px;
}

.p2 {
  background-color: tomato;
  height: 300px;
  width: 1000px;
}

Resultado:

Note que os textos não conseguem mais ficar na mesma linha, uma vez que a tag "p" é um elemento block (ocupa todo o espaço da linha em que está). Além disso, perceba que foi possível alterar a largura e a altura do elemento.

Espero te ajudado.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software