2
respostas

[Dúvida] infraestrutura para wordpress

Tenho uma duvida que ainda nao localizei soluçao na plataforma. Optei por utilizar uma GCP no lugar de hospedar de terceiros foi instalado o PHP e os componentes wordpress e nginx instalados por docker. Isso resultou em uma solução totalmente padrao sem customizaçao para uso do wordpress. Com uso para desenvolvimento de exercicios como do curso certos comportamentos esperados nao funcionavam e na procura da solução informa-se certa limitaçao do PHP (ajustar o php.ini, por exemplo). A certa altura um crash e a instalaçao nao funcionou mais. Algumas alternativas para tentar resolver e a dificil conclusao de "instale tudo novamente". Bom, sei que minha duvida nao é exatamente do curso. O instrutor teve boas escolhas e foi bem didatico, apesar da desatualizaçao do wordpress e elementor que sao problema a parte. Enfim, minha questao é: que parametros essenciais sao necessarios declarar na infraestrutura para permitir o comportamento basico esperado pelo wordpress e elementor básico e avançado (que adquiri)? É possivel que seja indicado algum curso na Alura, mas nao o localizei. Na parte final indica-se a realizaçao de um curso de fundamentos em PHP, penso em faze-lo mas ele nao resolverá essa duvida e devido situaçao particular nao quero recorrer a uma wospedagem profissional, independente do curso. Como relacionar essas providencias / parametros básicos para nao receber um "crash"? Agradeço atenção.

2 respostas

Ola, boa noite!!

  1. PHP Configuration (php.ini):

    • Memory Limit: Aumente o limite de memória para evitar erros de memória esgotada.
      memory_limit = 256M
      
    • Max Execution Time: Aumente o tempo máximo de execução de scripts PHP.
      max_execution_time = 300
      
    • Upload Max Filesize e Post Max Size: Aumente os tamanhos máximos de upload e post.
      upload_max_filesize = 64M
      post_max_size = 64M
      
  2. Nginx Configuration:

    • Client Max Body Size: Certifique-se de que o Nginx permite uploads maiores.
      client_max_body_size 64M;
      
    • Permissões de Arquivos: Verifique as permissões dos diretórios e arquivos do WordPress para evitar problemas de permissão.
  3. Docker Compose File:

    • Crie um docker-compose.yml que define os serviços PHP, Nginx, e banco de dados (MySQL/MariaDB).
      version: '3.7'
      services:
        wordpress:
          image: wordpress:latest
          ports:
            - "8000:80"
          environment:
            WORDPRESS_DB_HOST: db:3306
            WORDPRESS_DB_USER: example_user
            WORDPRESS_DB_PASSWORD: example_pass
            WORDPRESS_DB_NAME: example_db
          volumes:
            - ./html:/var/www/html
            - ./uploads.ini:/usr/local/etc/php/conf.d/uploads.ini
      
        db:
          image: mysql:5.7
          environment:
            MYSQL_DATABASE: example_db
            MYSQL_USER: example_user
            MYSQL_PASSWORD: example_pass
            MYSQL_RANDOM_ROOT_PASSWORD: '1'
          volumes:
            - db_data:/var/lib/mysql
      
      volumes:
        db_data: {}
      

Soluções para Evitar Crashes

  1. Backups Regulares: Mantenha backups regulares do seu banco de dados e arquivos.
  2. Monitoramento de Logs: Monitore os logs do Docker, Nginx, e PHP para identificar e resolver problemas rapidamente.
  3. Recursos do Servidor: Garanta que seu servidor na GCP tenha recursos suficientes (CPU, RAM) para suportar o tráfego e as operações do WordPress.
  4. Segurança: Mantenha seus contêineres atualizados e implemente boas práticas de segurança.

Abs.

Olá, vou analisar as sugestoes / orientaçoes. O assunto trouxe insegurança, Muito obrigado.