Olá, Samuel! Como está?
As áreas de análise de dados e pesquisa com a pessoa usuária parecem semelhantes em um primeiro momento, mas elas têm focos e responsabilidades distintas dentro da Experiência da Pessoa Usuária (UX).
A análise de dados é uma especialidade que se concentra na interpretação de dados e informações coletadas, com o objetivo de transformá-los em percepções e soluções tangíveis. Esses dados podem vir de várias fontes, como análises de desempenho do site, estatísticas de uso do aplicativo, dados de vendas, entre outros. A análise de dados ajuda a entender o comportamento da pessoa usuária com base em números e fatos concretos. Por exemplo, uma pessoa que trabalha como analista de dados pode identificar que a taxa de rejeição de uma página específica é alta e sugerir melhorias com base nessa informação.
Por outro lado, a pesquisa com a pessoa usuária é uma área que se concentra em obter insights diretamente das pessoas usuárias por meio de métodos qualitativos, como entrevistas, grupos de foco, testes de usabilidade, entre outros. Esta área busca entender as necessidades, desejos, expectativas e problemas de usuários e usuárias em relação a um produto ou serviço. Por exemplo, uma pessoa que trabalha como pesquisadora de usuários e usuárias pode descobrir por meio de entrevistas que as pessoas estão tendo dificuldades para encontrar uma função específica no aplicativo e, em seguida, sugerir uma alteração na interface para torná-la mais visível.
Assim, embora ambas as áreas trabalhem com dados e busquem melhorar a experiência das usuárias e usuários, elas o fazem de maneiras diferentes e complementares, ok?
Espero ter ajudado e, se tiver qualquer dúvida estou aqui para auxiliar!
Abraços e até mais!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!