2
respostas

Guia báscio de UX

Esse é o meu Guia Básico de UX.
Por enquanto, enviei apenas o texto formatado, mas em breve mando o PDF completo com sumário, imagens e capa, tudo organizado.
Gostaria de receber um feedback antes de finalizar.

https://docs.google.com/document/d/1at8yHY5SW-dxYGegJvy2h2ii1CipWJeYBbpIMM2qQak/edit?usp=sharing

2 respostas

Olá, Armando, como vai?

Seu guia está muito bem construído em termos de clareza, progressão dos tópicos e exemplos. Você explica conceitos fundamentais (experiência, pessoa usuária, diferença entre usuário e cliente, guarda-chuva da UX, papéis, pilares, mercado) de forma acessível e com ótimas analogias fora e dentro do digital, o que é perfeito para material introdutório.

Pensando em ajustes finos, você pode: reduzir pequenas repetições (por exemplo, algumas definições de “pessoa usuária” aparecem com ideias muito próximas), padronizar a numeração dos títulos (1.1, 1.2, 1.3 etc. estão ok; garanta que isso se mantenha em todo o documento) e pensar em micro-resumos visuais (caixinhas de “lembre disso” ou “na prática”) quando transformar em layout. Isso ajuda a escanear o conteúdo mais rápido.

Parabéns pelo material, está rico, bem explicado e com ótimos exemplos. O fórum segue à disposição para você continuar compartilhando suas próximas versões.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, Mike.

Obrigado pelo feedback! Vou fazer os ajustes recomendados.

Este material é a minha primeira construção. Ainda farei as correções sugeridas e outras melhorias visuais para tornar a leitura e a experiência mais agradáveis. A versão final terá capa, sumário, numeração de páginas, imagens e outros elementos que deixem o conteúdo mais completo.

Costumo criar materiais didáticos para MBAs e, por isso, quis enviar uma versão mais bruta primeiro, para entender, por meio dos feedbacks, se eu estava no caminho certo.

Agradeço muito por investir seu tempo lendo o material.