1
resposta

Dúvida GPL

Removido a pedido do usuario.
1 resposta

Depende, se você usar o software para uso interno, e não for distribuir este software, o software cai na regra de "private software", e você está livre para usar.

Mas se ele for ser distribuído para outras pessoas, e ele fizer uso de uma biblioteca ou um código que tem a licença GPL, a GPL é uma licença viral, ou seja, se você faz uso de código GPL para compilar o seu projeto, ele deverá ser lançado com a licença GPL também.

Casos de violação de licença GPL são levados com seriedade pela Free Software Foundation, existem até processos contra empresas como a Cisco por terem feito uso de código GPL em produtos comerciais: https://www.theguardian.com/technology/blog/2008/dec/12/cisco-fsf-opensource

É importante que isso não conta por exemplo, o Linux é GPL, se eu fizer uma webapp que roda em um servidor Linux, isso não quer dizer que eu tenho que liçencear o código da minha aplicação como GPL também, aí você pode lançar a vontade.

Mas se o seu programa fizer uso por exemplo de uma biblioteca Java (um arquivo .jar) que tem a licença GPL, então seu programa deve ser GPL.

É por isso que muitas bibliotecas adotam a licença MIT ou a BSD, que estão livres destes pontos, por exemplo, o Doctrine (PHP) e o Rails (Ruby) são bibliotecas licençeadas como MIT.

É muito importante notar também que isso não inclui a LGPL, que é uma licença GPL mais liberal, parecida com a MIT e a BSD.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software