1
resposta

[Dúvida] Gerar o arquivo Jar no IntelliJ com Gradle

Estou com uma dúvida aqui, e ficaria grato se pudessem me ajudar. Estou criando uma API com spring boot e estou utilizando o gradle para gerenciar as dependências. Como gerar o arquivo jar? estava vendo que com o maven, é só utilizar o comando "mvn package" no terminal. quando coloco build.gradle aparece dizendo que o comando gradle não é reconhecido como nome de cmdlet

1 resposta

Olá, Leonardo

Parece que você está tendo um problema para gerar o arquivo jar usando Gradle no IntelliJ. Vamos tentar resolver isso juntos.

Primeiramente, é importante verificar se o Gradle está corretamente instalado em seu sistema. Você pode fazer isso abrindo um terminal e digitando o comando gradle -v. Se o Gradle estiver instalado corretamente, você deverá ver informações sobre a versão do Gradle. Se não estiver, você precisará instalar o Gradle.

Assumindo que o Gradle esteja instalado corretamente, você pode gerar um arquivo jar executável com o Gradle no IntelliJ seguindo estes passos:

  1. Abra o arquivo build.gradle no IntelliJ.
  2. Certifique-se de que o plugin 'java' está aplicado no topo do arquivo. Deve parecer algo como apply plugin: 'java'.
  3. Adicione a seguinte configuração ao arquivo build.gradle:
jar {
    manifest {
        attributes 'Main-Class': 'com.example.Main' // Substitua 'com.example.Main' pela classe principal do seu projeto
    }
    from {
        configurations.compile.collect { it.isDirectory() ? it : zipTree(it) }
    }
}
  1. Salve o arquivo build.gradle.
  2. Abra o terminal no IntelliJ (View -> Tool Windows -> Terminal).
  3. Digite o comando gradle build no terminal.

Se tudo correr bem, você deverá encontrar o arquivo jar na pasta build/libs do seu projeto.

Por favor, lembre-se de substituir 'com.example.Main' na configuração do jar pelo caminho completo da sua classe principal.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software