Boa tarde, minha função de busca não está funcionando, poderiam me ajudar a identificar o erro???
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde, minha função de busca não está funcionando, poderiam me ajudar a identificar o erro???
Olá Bruno! Tudo ok contigo?
Primeiro, devo dizer que você vai precisar usar uma versão mais antiga do Json-Server para fazer o curso, isso tendo em vista que a versão mais atual ainda possui algumas instabilidades, portanto vamos usar uma versão mais antiga e estável.
Portanto, abra o console onde o servidor Json está rodando e pare ele, depois use esse comando nele:
npm install -g json-server@0.17.4
Feito isso, agora você vai arrumar o erro "Uncaught TypeError: Cannot read properties of null (reading 'addEventListener')" que é o erro indicado no console, ele é originado na linha 61 do arquivo "mostrarVideos.js". Esse erro indica que você está tentando acessar a propriedade addEventListener de algo que é null. No seu código, a linha 61 está relacionada ao uso de addEventListener e à função excluirVideo. Parece que o elemento formularioExcluir (que é o elemento no qual você está tentando adicionar um event listener) pode estar sendo retornado como null.
Vamos verificar a linha 61 no seu código:
formularioExcluir.addEventListener("submit", evento => excluirVideo(evento));
O erro sugere que formularioExcluir é null. Isso pode acontecer se o elemento com o atributo data-formulario-remover não estiver presente no seu HTML ou se *o script está sendo executado antes que o DOM seja totalmente carregado.
Certifique-se de que:
data-formulario-remover está presente no seu HTML.Eu verifiquei isso, e ele está presente, então o problema não é esse, mas fique atento a isso em ocasiões futuras.
Esse sim é o problema, junto com a versão o Json-Server, esse era o outro problema, portanto a solução está abaixo:
Para garantir que o script seja executado após o carregamento do DOM, você pode envolver o código em um evento DOMContentLoaded. Modifique seu código da seguinte maneira:
document.addEventListener("DOMContentLoaded", () => {
const formularioExcluir = document.querySelector("[data-formulario-remover]");
async function excluirVideo(evento) {
// ... (restante do código)
}
formularioExcluir.addEventListener("submit", evento => excluirVideo(evento));
// Restante do seu código...
});
Isso garantirá que o código dentro da função seja executado apenas após o carregamento completo do DOM. Certifique-se de ajustar a estrutura do seu código de acordo com essa sugestão.
Era isso, se precisar eu estarei por aqui!
Abraços e bons estudos.
Boa tarde, muito obrigado pela ajuda.
Realizei as alterações porém o erro persiste após adicionar o vídeo e voltar a tela inicial:
Estou encontrando um erro também ao excluir um vídeo:
Poderia me ajudar novamente??
Você adicionou isso no seu código:
document.addEventListener("DOMContentLoaded", () => {});
E ele ainda não está funcionando?
Nesse caso, você poderia por favor atualizar o seu código no Github para eu baixar com as novas mudanças e testar aqui para poder lhe ajudar melhor?
Bom dia, exato kkkk.
Atualizei no Github.
Olá Bruno! Tudo bem?
Eu baixei seu código novamente, e testei por aqui e por incrível que pareça, ele está funcionando, eu testei adicionar um vídeo novo e funcionou, tentei excluir um vídeo e funcionou, tentei pesquisar os vídeos pelo título e funcionou também, tentei assistir os vídeos que aparecem no início e adivinha, funcionou também.
A única coisa é que temos sim um "erro" no console gerados pelo carregamento do Script. O erro ocorre porque o Script está sendo executado antes que o DOM seja totalmente carregado. Mas graças ao código que lhe passei antes isso não afeta o funcionamento.
Mas basicamente eu vou passar um passo a passo do que você deve fazer para manter tudo funcionando:
json-server -w db.json
npx json-server -w db.json
Era isso. Abraços e bons estudos.
Muito obrigado Renan, me salvou mais uma vez kkkk.
Em uma aplicação normal teria alguma forma de eliminar aquelas mensagens de erro no console ou isso é normal no dia-a-dia??
Existiria sim uma maneira de contornar isso, mas envolve umas configurações no seu navegador e na IDE, e em outros locais, e em um caso pior, provavelmente uma ajudinha do pessoal de Back-End seria necessária, pois isso envolve carregamento e execução do script feita de forma conflitante com as outras partes do projeto, bem como outras coisas mais relacionadas ao operacional do navegador e ferramentas auxiliares de desenvolvimento mesmo.
Mas era isso, se precisar conte com o fórum! Fico feliz que pude ajudar, abraços e bons estudos.