Boa tarde, minha função de busca não está funcionando, poderiam me ajudar a identificar o erro???
Boa tarde, minha função de busca não está funcionando, poderiam me ajudar a identificar o erro???
Olá Bruno! Tudo ok contigo?
Primeiro, devo dizer que você vai precisar usar uma versão mais antiga do Json-Server para fazer o curso, isso tendo em vista que a versão mais atual ainda possui algumas instabilidades, portanto vamos usar uma versão mais antiga e estável.
Portanto, abra o console onde o servidor Json está rodando e pare ele, depois use esse comando nele:
npm install -g json-server@0.17.4
Feito isso, agora você vai arrumar o erro "Uncaught TypeError: Cannot read properties of null (reading 'addEventListener')
" que é o erro indicado no console, ele é originado na linha 61 do arquivo "mostrarVideos.js". Esse erro indica que você está tentando acessar a propriedade addEventListener
de algo que é null
. No seu código, a linha 61 está relacionada ao uso de addEventListener
e à função excluirVideo
. Parece que o elemento formularioExcluir
(que é o elemento no qual você está tentando adicionar um event listener
) pode estar sendo retornado como null
.
Vamos verificar a linha 61 no seu código:
formularioExcluir.addEventListener("submit", evento => excluirVideo(evento));
O erro sugere que formularioExcluir
é null
. Isso pode acontecer se o elemento com o atributo data-formulario-remover
não estiver presente no seu HTML ou se *o script está sendo executado antes que o DOM seja totalmente carregado.
Certifique-se de que:
data-formulario-remover
está presente no seu HTML.Eu verifiquei isso, e ele está presente, então o problema não é esse, mas fique atento a isso em ocasiões futuras.
Esse sim é o problema, junto com a versão o Json-Server, esse era o outro problema, portanto a solução está abaixo:
Para garantir que o script seja executado após o carregamento do DOM, você pode envolver o código em um evento DOMContentLoaded
. Modifique seu código da seguinte maneira:
document.addEventListener("DOMContentLoaded", () => {
const formularioExcluir = document.querySelector("[data-formulario-remover]");
async function excluirVideo(evento) {
// ... (restante do código)
}
formularioExcluir.addEventListener("submit", evento => excluirVideo(evento));
// Restante do seu código...
});
Isso garantirá que o código dentro da função seja executado apenas após o carregamento completo do DOM. Certifique-se de ajustar a estrutura do seu código de acordo com essa sugestão.
Era isso, se precisar eu estarei por aqui!
Abraços e bons estudos.
Boa tarde, muito obrigado pela ajuda.
Realizei as alterações porém o erro persiste após adicionar o vídeo e voltar a tela inicial:
Estou encontrando um erro também ao excluir um vídeo:
Poderia me ajudar novamente??
Você adicionou isso no seu código:
document.addEventListener("DOMContentLoaded", () => {});
E ele ainda não está funcionando?
Nesse caso, você poderia por favor atualizar o seu código no Github para eu baixar com as novas mudanças e testar aqui para poder lhe ajudar melhor?
Bom dia, exato kkkk.
Atualizei no Github.
Olá Bruno! Tudo bem?
Eu baixei seu código novamente, e testei por aqui e por incrível que pareça, ele está funcionando, eu testei adicionar um vídeo novo e funcionou, tentei excluir um vídeo e funcionou, tentei pesquisar os vídeos pelo título e funcionou também, tentei assistir os vídeos que aparecem no início e adivinha, funcionou também.
A única coisa é que temos sim um "erro" no console gerados pelo carregamento do Script. O erro ocorre porque o Script está sendo executado antes que o DOM seja totalmente carregado. Mas graças ao código que lhe passei antes isso não afeta o funcionamento.
Mas basicamente eu vou passar um passo a passo do que você deve fazer para manter tudo funcionando:
json-server -w db.json
npx json-server -w db.json
Era isso. Abraços e bons estudos.
Muito obrigado Renan, me salvou mais uma vez kkkk.
Em uma aplicação normal teria alguma forma de eliminar aquelas mensagens de erro no console ou isso é normal no dia-a-dia??
Existiria sim uma maneira de contornar isso, mas envolve umas configurações no seu navegador e na IDE, e em outros locais, e em um caso pior, provavelmente uma ajudinha do pessoal de Back-End seria necessária, pois isso envolve carregamento e execução do script feita de forma conflitante com as outras partes do projeto, bem como outras coisas mais relacionadas ao operacional do navegador e ferramentas auxiliares de desenvolvimento mesmo.
Mas era isso, se precisar conte com o fórum! Fico feliz que pude ajudar, abraços e bons estudos.