Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] [Frontend] Reset.css mesmo antes no HTML está modificando elementos com hierarquia superior

Prezados colegas e colaboradores da Alura, estou tendo problemas com o uso do reset.css em meu projeto, para o desafio 7 days Frontend.

Inicialmente até fiz o reset de alguns elementos usando * { } no começo do meu style.css, mas para resolver problema de várias tags que não ocupavam 100% do espaço do device, decidi usar o reset.css.

Conforme alguns dos cursos, coloquei primeiro o reset e depois o style na importação no HTML:

Imagem do head do meu HTML com os links para os cssQuando vejo no navegador, algumas estilizações do CSS estão acontecendo via reset.css depois do style.css ter sido aplicado, inutilizando alguns parâmetros:

Inspeção do navegador mostrando alternância entre reset css e style cssO que pode estar causando isso?

Entendo que tem haver com aqueles pesos do CSS (devido o número de tags nessas modificações do reset.css), mas como carrego primeiro ele não deveria estilizar todos do reset.css antes de passar para o style.css ?

2 respostas
solução!

Oi, Filipe, tudo bem?

O problema pode estar relacionado ao grau de especificidade das regras do CSS.A especificidade é basicamente um sistema de pontuação que determina quais estilos são aplicados a um elemento. Regras com maior especificidade sobrescrevem aquelas com menor especificidade, independentemente da ordem em que são declaradas no HTML.

Neste caso, mesmo que o "reset.css" venha primeiro, se ele contém seletores mais genéricos, como o uso das tags, por exemplo, podem ser sobrescritos por seletores mais específicos no seu "style.css".

Algumas maneiras de evitar que ocorra conflito entre os estilos é verificar as dicas abaixo:

• Revisar a especificidade das suas regras no style.css e garantir que elas sejam mais específicas que as do reset.css. Por exemplo, usar classes e IDs pode aumentar a especificidade.
  • Utilizar a regra !important com moderação para forçar a aplicação de um estilo específico, mas isso deve ser usado apenas como último recurso, pois pode tornar a manutenção do código mais difícil.
  • Certificar-se de que não há regras duplicadas entre o reset.css e o style.css que possam estar causando conflito.
  • Revisar a ordem dos seletores e as regras aplicadas para garantir que a cascata do CSS esteja funcionando como esperado.

Espero que essas dicas ajudem a resolver o problema que você está enfrentando.

Caso mesmo verificando as dicas acima ainda tenha problemas com relação à estilização dos elementos, você pode compartilhar o link do seu projeto no GitHub ou uma pasta com todos os arquivos que você utilizou no através do Google Drive. Dessa forma, conseguirei realizar os testes necessários e te ajudar de forma mais assertiva. Lembre-se que, se enviar os arquivos por meio do Google Drive, é necessário conceder permissão para que eu possa ter acesso.

Espero que dê tudo certo. Abraços e bons estudos!

Poxa Rodrigo, muito obrigado pela explicação, está bem descritiva e completa.

Ajudou muito e consegui entender e resolver. Acredito que eu usar seletores ao invés de classes deixou a pontuação mais baixa que as regras com várias tags juntas no reset.css. Quis economizar na criação de classes por ser uma SPA simples, mas já deu pra sacar o quão interessante é usá-las.

Muito obrigado, consegui resolver o problema.

Abraços!