Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] FIM DA ERA GOOGLE? ALFABETIZAÇAO DIGITAL?

"Aprender a aprender será uma habilidade chave para acompanhar o ritmo de inovação e as transformações nas comunidades e no ambiente de trabalho."

Li essa frase recentemente e ela resume meu momento: estou usando o GPTpara o aprendizado autônomo e a diferença em relação ao Google é brutal. Quando adotamos essa postura autônoma com a IA, passamos a ser responsável pelo próprio aprendizado. Isso é o que a aula chama de abordagem heutagógica, você é seu próprio mentor e guia. No meio disso notei um padrão: quem domina o prompt dispara, enquanto quem não sabe (amigos e meus pais) fica para trás. Quero lançar algumas provocações para debater com vocês:

1. O Fim do Bibliotecário?
O Google é como um bibliotecário: ele te mostra a fonte e você faz o trabalho. A IA é um motor de probabilidade: ela prevê a próxima palavra e te entrega o banquete pronto. Mas muitas pessoas esta trocando o proprio Google e indo direto perguntar pro chat, mas até onde isso é seguro? Como ensinar as pessoas a não confundirem fatos com as “alucinações” das ias generativas elegantes do GPT, Gemini, Claude..? que se você perguntar algo que ela não sabe, em vez de dizer "não sei", ela vai construir uma frase que soa perfeita, porque ela foi treinada para ser convincente e fluida.

2. Autonomia ou Preguiça Mental?
A abordagem heutagógica diz que devemos ser nossos próprios mentores. A IA facilita isso com feedback imediato e personalização, mas ela também entrega tudo mastigado. Estamos dirigindo a IA ou apenas sentados no banco do passageiro esperando ela nos levar para algum lugar (mesmo que seja o lugar errado)?

3. O Novo Analfabetismo Social
Saber “conversar” com a máquina virou o novo diferencial. Se o mercado muda constantemente e a IA é a ferramenta de atualização mais rápida, o que acontece com quem não domina essa lógica? Estamos criando um abismo entre quem comanda a IA e quem apenas aceita passivamente o que ela diz?

4. Migração Digital
O buscador tradicional vai morrer e virar apenas um "cartório" de verificação ou a conveniência da IA vai soterrar a necessidade humana de checar fontes e evidências?

Queria ouvir de vocês: a IA está nos libertando para aprender melhor ou está nos tornando dependentes de uma resposta rápida que nem sempre é verdade?

Eu acredito que o google nao vai morrer kkk, acho que ta longe disso, mas o que eu quis trazer aqui é a reflexao de questionar qualquer coisa que a Ia oferece pra gente, ja que ali nao temos professor perto, é a gente e um robo inteligente falando. Com IA, Ganhamos autonomia para escolher o que realmente é relevante para nossa carreira e objetivos pessoais. Tu desenvolve autodisciplina e autoconhecimento sobre como você aprende melhor, consegue se manter atualizado no ritmo acelerado do mercado de trabalho. Aqui está um ponto crucial que a aula toca: quando você tem essa liberdade e autonomia, você também tem a responsabilidade de gerenciar seu próprio processo.

A aula menciona que é necessário adotar uma "postura diferente" ao integrar IA no aprendizado. Mas isso significa que precisamos ter cuidado pra nao nos perder sem direção, já que não há mais alguém dizendo exatamente o que fazer
Manter autodisciplina para estudar consistentemente
Ser crítico e reflexivo sobre o que o GPT te oferece

3 respostas

Oi, Lavinia. Tudo bem?

Você trouxe uma reflexão densa e relevante, conectando bem os conceitos da aula com questões que vão além do uso técnico da IA. A abordagem heutagógica, como a aula apresenta, coloca o aprendiz no centro do processo, e você demonstrou exatamente isso ao questionar, comparar e tirar suas próprias conclusões em vez de apenas consumir o conteúdo.

Os quatro pontos que você levantou tocam em algo que o mercado ainda está tentando responder: como desenvolver autonomia real com a IA sem abrir mão do senso crítico? Você mesma chegou a uma conclusão importante: a liberdade que a IA oferece vem junto com a responsabilidade de gerenciar o próprio processo, o que exige autodisciplina e postura crítica constante.

Um caminho prático para desenvolver esse senso crítico no uso da IA é adotar o hábito de checar as respostas em pelo menos uma fonte externa antes de tomar decisões com base nelas. Isso vale principalmente para dados, datas, nomes e afirmações muito específicas. Com o tempo, você vai percebendo os padrões de quando a IA está mais confiante e quando ela está "preenchendo lacunas" com fluência, o que é exatamente o risco das alucinações que você mencionou.

Obrigado por compartilhar essas provocações com a comunidade.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!
solução!

Ótimo post! É preciso disciplina para manter os estudos sendo heutagógico.
Como você disse, o google tem um amplo espaço.
Creio que o buscador comum possa ser substituído totalmente pela IA

Mike, Eude,
muito obrigada pelo retorno tão cuidadoso! Mike, você tocou num ponto que eu ainda estava elaborando: o hábito de checar em fontes externas como um "ritual de verificação". É quase como a IA ser o rascunho e o mundo real ser a revisão final. Faz muito sentido e vou incorporar isso no meu fluxo. E concordo: com o tempo a gente vai desenvolvendo um "faro" pra identificar quando ela está confiante de verdade ou apenas sendo eloquente. É como aprender a ler as entrelinhas de um interlocutor muito articulado, mas que nem sempre tem razão.
Eude muito obrigada pela opniao tbm sobre o buscado! Obrigada por engajar com as provocações!