Estou com dificuldade para entender a aula em que eles filtram os dados, alguém poderia me ajudar por favor?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou com dificuldade para entender a aula em que eles filtram os dados, alguém poderia me ajudar por favor?
Olá, Letícia.
Tudo bem?
Vou tentar deixar um resumo, meio que um passo a passo para tentar te ajudar, veja:
Como filtrar dados de um arquivo JSON e separá-los por restaurante usando Python. Aqui está um resumo dos passos e conceitos explicados na aula:
Primeiro, verificamos se a resposta da requisição HTTP tem status 200 (sucesso). Em caso afirmativo, carregamos os dados JSON recebidos:
if response.status_code == 200:
dados_json = response.json()
dados_restaurante = {}
Usamos um loop for para iterar sobre cada item nos dados JSON. Para cada item, extraímos o nome do restaurante:
for item in dados_json:
nome_do_restaurante = item['Company']
Para organizar os itens por restaurante, verificamos se o restaurante já está presente no dicionário dados_restaurante. Se não estiver, inicializamos uma lista vazia para aquele restaurante:
if nome_do_restaurante not in dados_restaurante:
dados_restaurante[nome_do_restaurante] = []
Depois de garantir que a chave (nome do restaurante) existe no dicionário, adicionamos o item (prato/bebida) à lista correspondente:
dados_restaurante[nome_do_restaurante].append({
"item": item['Item'],
"price": item['price'],
"description": item['description']
})
Por fim, podemos imprimir os dados de um restaurante específico para verificar se tudo foi organizado corretamente:
print(dados_restaurante['McDonald’s'])
Aqui está o código completo explicado na aula:
if response.status_code == 200:
dados_json = response.json()
dados_restaurante = {}
for item in dados_json:
nome_do_restaurante = item['Company']
if nome_do_restaurante not in dados_restaurante:
dados_restaurante[nome_do_restaurante] = []
dados_restaurante[nome_do_restaurante].append({
"item": item['Item'],
"price": item['price'],
"description": item['description']
})
print(dados_restaurante['McDonald’s'])
Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer como filtrar e organizar os dados do JSON por restaurante. Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais detalhes, estou à disposição!
Bons estudos.