Pessoal, tenho uma dúvida.
Se eu desconectar o cabo de interconexão entre os switches, os pacotes dos PCs do LAB A não chegam ao LAB B, e vice-versa. Por que isso acontece? O roteador não poderia encaminhar esses pacotes?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Pessoal, tenho uma dúvida.
Se eu desconectar o cabo de interconexão entre os switches, os pacotes dos PCs do LAB A não chegam ao LAB B, e vice-versa. Por que isso acontece? O roteador não poderia encaminhar esses pacotes?
Oi, Gabriel!
A questão que você está enfrentando é comum em redes com VLANs. Quando você desconecta o cabo de interconexão entre os switches, os pacotes não conseguem mais viajar diretamente entre os switches, o que impede a comunicação direta entre os PCs do LAB A e do LAB B.
O roteador poderia encaminhar os pacotes entre as VLANs, mas para isso, ele precisa estar configurado corretamente para fazer o roteamento entre VLANs. Isso é feito através de subinterfaces no roteador, onde cada subinterface é configurada para uma VLAN específica. No seu cenário, parece que o roteador está configurado para conectar os switches, mas se o cabo de interconexão entre os switches é removido, o roteador precisa estar configurado para lidar com o roteamento entre as VLANs.
Certifique-se de que:
Se essas configurações estiverem corretas, o roteador deve ser capaz de encaminhar os pacotes entre as VLANs, mesmo sem a interconexão direta entre os switches.
Bons estudos!