Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] explicação do "nav a" e "nav li"

Eu não consegui entender direito qual é o motivo de separar as informações entre o "nav li" e o "nav a" no arquivo CSS, em parte eu vi que colocar algumas informações como cor e o "text-decoration: none ;" no "nav li" não funcionam e não são aplicadas na página, mas o resto como tamanho da fonte, palavra em maiusculo e a grossura da fonte funcionam mesmo no "nav li". sou bem iniciante e coisas como essa me deixam com algumas dúvidas em entender o contexto do código.

nav li{
    display: inline ;
    margin: 0 0 0 15px;
}
nav a{
    text-transform: uppercase;
    color:#000000 ;
    font-weight: bold ;
    font-size: 22px ;
    text-decoration: none ;
}
4 respostas
solução!

Olá Gustavo, tudo bem com você?

Sua dúvida é muito pertinente e não se preocupe esse ponto que você levantou é muito relevante.

  • Quando se trata de CSS e de onde colocar os parâmetros é simplesmente uma novela, visto que os parâmetros na maioria das vezes funcionam em vários lugares, porém nem sempre devem estar nos lugares em que aparecem, isso porque existe uma coisa chamada clean code, que é algo que diz que devemos sempre manter nosso código organizado de forma que quem for ler aquele código possa ler aquilo sem muitas dificuldades, e isso também serve até para quem está programando ter mais facilidade em programar algo.
  • Agora trazendo isso para a sua dúvida, no arquivo CSS todos aqueles parâmetros funcionariam no marcador nav li ou no nav a contudo eles foram separados e eu vou explicar porque:
  • No marcador nav li foram colocados os seguintes parâmetros:
display: inline;
margin: 0 0 0 15px;

Porém se você analisar eles, o primeiro está mudando a apresentação visual e operacional do display, e o segundo faz a mesma coisa porém dessa vez ele altera o posicionamento visual da lista em relação a margem da pagina.

  • Já no marcador nav a foi colocado: