Caso eu queira que o jogo finalize com 10 pontos, existe algum código que eu possa inserir para o jogo finalizar/reiniciar (no Scratch)?
Caso eu queira que o jogo finalize com 10 pontos, existe algum código que eu possa inserir para o jogo finalizar/reiniciar (no Scratch)?
Olá Diego, tudo certo?
Ótima pergunta!
Para que o nosso projeto apresente uma tela de fim de jogo, precisamos considerar que todos os objetos devem parar de se movimentar e sumirem da tela quando chegarmos aos 10 pontos, sendo assim, precisamos além de criar uma tela de fim de jogo, indicar quando o jogo deve parar e quando deve continuar, quando os atores devem aparecer e desaparecer da tela.
Primeiramente criaremos um novo cenário, esse novo cenário será a nossa tela de fim de jogo. Para identificar a tela, colocaremos o nome da fantasia de “Fim de jogo“, adicionaremos uma cor e um texto:
Com o visual da nossa tela pronto, partiremos para a criação do código da tela, o nosso intuito é que tanto o jogador quanto o oponente ao atingirem um valor maior que 2 pontos façam a tela mudar, sendo assim, dentro do código dos cenários:
quando a bandeira for clicada
, assim o nosso código rodará no inicio do jogo. E para notificar o jogo o quanto pontuamos e assim identificar o momento que os pontos forem maiores que 2, usaremos o bloco espere até que
e aplicamos as condições dos pontos usando os operadores ou
e maior
que:mude para o cenário
e o bloco pare todos
, dessa forma, pararemos o jogo e mudaremos a tela para a de fim de jogo quando a pontuação for superior a 2:Como queremos que a cada jogo novo o fundo volte a tela de pong, inserimos uma nova linha de código com o bloco quando a bandeira for clicada
e mude para o cenário pong
:
esconda a variável
, assim esconderemos a pontuação quando for fim de jogo. Para o código do cenário de pong, adicionaremos os códigos de mostre a variável
. Assim, quando o jogo iniciar, mostraremos a pontuação novamente:Continuação (1/2)...
Continuação (2/2):
Como queremos que os nossos atores também se escondam quando o jogo acabar, devemos passar uma mensagem para eles, para isso, usaremos o bloco transmita mensagem
e criaremos uma nova mensagem:
Nos nossos atores, por meio dos blocos quando eu receber mensagem
e esconda
, iremos passar a mensagem que o jogo acabou e que o ator deve ser ocultado, porém, também precisamos fazer eles aparecerem quando o jogo começar, para isso também adicionamos o código mostre
no código principal do ator:
Após essas modificações, teremos o seguinte resultado:
Para acessar o código completo com as modificações realizadas, segue abaixo o projeto:
Se precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida, estou à disposição, conte comigo!
Um bom dia e bons estudos