Querides, bão?
Seguinte, ao final da aula pedi sugestões de exercícios para a Luri e o primeiro foi o seguinte:
Um exercício baseado nessa aula seria criar um script em shell que utilize os comandos lshw, free, lscpu e dmidecode para coletar informações do sistema e gerar um relatório. O script deve exibir informações como modelo do computador, quantidade de memória RAM, informações da CPU e versão da BIOS. Além disso, o script pode incluir filtros para exibir apenas as informações desejadas. Isso ajudará a praticar o uso desses comandos e a automatizar a obtenção de informações do sistema.
Então eu fiz o script abaixo:
#!/bin/bash
lshw | head -n 2 > ~/exercicioscript.txt
echo " " >> ~/exercicioscript.txt
echo "Informações de memória:" >> ~/exercicioscript.txt
free | tr -s " " | cut -d " " -f1-4 >> ~/exercicioscript.txt
echo "Informações da CPU:" >> ~/exercicioscript.txt
lscpu | head -n 17 >> ~/exercicioscript.txt
echo "Informações da BIOS: " >> ~/exercicioscript.txt
sudo dmidecode | grep -A 20 BIOS Information >> ~/exercicioscript.txt
echo "Pronto."
Deu tudo certo, o script rodou bem, pediu a senha pois tem um sudo na penultima linha e o arquivo foi criado com as informações que pedi no script.
Então pedi mais um exercicío e veio o seguinte:
Um exercício baseado nessa aula seria criar um script em shell que utilize o comando lshw para listar todas as interfaces de rede disponíveis no sistema. O script deve exibir informações como nome da interface, endereço MAC e endereço IP atribuído. Além disso, o script pode incluir filtros para exibir apenas as interfaces ativas ou apenas as interfaces com endereços IP configurados. Isso ajudará a praticar o uso do comando lshw e a obter informações específicas do sistema relacionadas às interfaces de rede.
A minha dificuldade veio por não ter certeza de quais interfaces estão ativas. Por exemplo, na informação abaixo, Como eu posso saber, se essa interface está ativa ou não?
descrição: Interface sem fio
produto: RTL8822CE 802.11ac PCIe Wireless Network Adapter
fabricante: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
ID físico: 0
informações do barramento: pci@0000:01:00.0
nome lógico: wlp1s0
versão: 00
serial: 00:45:e2:eb:44:ed
largura: 64 bits
clock: 33MHz
capacidades: pm msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical wireless
configuração: broadcast=yes driver=rtw_8822ce driverversion=6.5.4-76060504-generic firmware=N/A ip=192.168.0.103 latency=0 link=yes multicast=yes wireless=IEEE 802.11
recursos: irq:68 porta de E/S:2000(tamanho=256) memória:fd600000-fd60ffff"