Ola, gostaria de ajuda para diferenciar getElementsByTagName, document.getElementById e document.querySelector qual eu devo usar? ou simplismente tanto faz? Existe alguma regra de boas praticas para o uso?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Ola, gostaria de ajuda para diferenciar getElementsByTagName, document.getElementById e document.querySelector qual eu devo usar? ou simplismente tanto faz? Existe alguma regra de boas praticas para o uso?
Oi Matheus, tudo bem?
Com o document.getElementById() você só consegue selecionar um elemento pelo ID mesmo, a mesma coisa acontece com o getElementsByTagName(), só que nesse caso você só consegue utilizar alguma tag do HTML (como por exemplo um 'p', que referencia o parágrafo), e retorna uma lista com todos esses elementos selecionados.
Eu gosto e recomendo utilizar o querySelector(), pois ele é mais generalista, você consegue utilizar qualquer seletor CSS dentro dele, veja alguns exemplos:
document.querySelector('p'); // retorna um parágrafo
document.querySelector('#elemento'); // retorna o elemento com o ID elemento
document.querySelector('.elemento'); // retorna o elemento com classe 'elemento'
document.querySelector('input[type="text"]'); // retorna um input do tipo textoEspero ter ajudado, bons estudos =)