Entre uselocation e useParams eu optei por realizar desta forma e gostaria de saber se é uma boa pratica ou nao! se realmente eu deveria seguir o exemplo da aula pois achei muito mais complexo!!!
Entre uselocation e useParams eu optei por realizar desta forma e gostaria de saber se é uma boa pratica ou nao! se realmente eu deveria seguir o exemplo da aula pois achei muito mais complexo!!!
Olá Rafael, tudo bem?
Primeiramente, parabéns por estar estudando e buscando sempre melhorar suas práticas de código!
Sobre sua dúvida, é importante lembrar que não existe uma única "melhor prática" para todos os casos. Cada situação pode demandar uma abordagem diferente e cabe ao desenvolvedor avaliar qual é a mais adequada para o contexto em que está trabalhando.
Dito isso, em relação ao uso de useLocation
e useParams
, ambos são hooks do React Router que podem ser utilizados para acessar informações da URL em um componente funcional.
Se você optou por utilizar apenas useParams
em vez de useLocation
, isso pode ser uma boa prática dependendo do que você precisa fazer com as informações da URL. useParams
é mais simples e direto, retornando apenas um objeto com os parâmetros da URL. Já useLocation
retorna um objeto com mais informações, como a URL completa e o histórico de navegação.
No entanto, se você precisar acessar outras informações além dos parâmetros da URL, como a query string ou o histórico de navegação, useLocation
pode ser mais adequado.
Em resumo, não há uma resposta definitiva sobre qual é a melhor prática, mas sim uma avaliação do que é mais adequado para cada situação.
Espero ter ajudado e bons estudos!