Olá Kaio, tudo bem com você?
Não existe uma resposta única para essa pergunta, pois depende de alguns fatores, onde até mesmo o tamanho da base de dados influencia, bem como a complexidade dos cálculos, os requisitos de desempenho, facilidade de manutenção dentre outros.
Se você está lidando com um grande volume de dados e tem preocupações com o desempenho, pode ser melhor fazer as transformações dos dados antes de importá-los usando a linguagem M. Isso porque as medidas são calculadas em tempo real quando você interage com o seu relatório, o que pode levar a um desempenho mais lento se você tiver muitos dados.
Por outro lado, se você precisa de flexibilidade para alterar seus cálculos com frequência, pode ser mais prático criar medidas. As medidas são mais fáceis de alterar do que as transformações de dados, pois você não precisa recarregar seus dados cada vez que faz uma alteração.
O importante é você sempre considerar as necessidades do seu projeto e equilibrar a facilidade de uso, o desempenho e a manutenção do modelo e principalmente realizar testes para encontrar aquele que mais se adapta a sua situação.
Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.
Em caso de dúvidas estou à disposição.
Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!