Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] dúvida

só uma dúvida se eu já utilizo Linux preciso da instalação dessa VM?? por exemplo no meu notebook tenho dual boot Windows pra o dia a dia e jogar e Ubuntu para aprender programação pois gostei muito de utilizar o Linux para estudar. então no meu caso não precisaria dessa VM não é??

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
4 respostas

Você está correto no seu raciocínio: para executar os comandos e scripts, o seu Ubuntu nativo é perfeitamente capaz. Você não precisaria estritamente da VM.

No entanto, existem alguns motivos importantes pelos quais o curso recomenda o uso da VM, e eu sugiro fortemente que você a utilize:

1. Ambiente de Laboratório Seguro (Sandbox): A VM é um "saco de areia". Você pode instalar pacotes, alterar configurações, executar scripts destrutivos por engano e, se algo der muito errado, você simplesmente apaga a VM e começa de novo em 5 minutos. Fazer isso no seu Ubuntu principal, que você usa para programar, seria bem mais arriscado e trabalhoso de consertar. Aprender sem medo de quebrar é fundamental.
  2. Simulação do Ambiente Real de DevOps: Quase nunca trabalhamos diretamente no sistema operacional da nossa máquina. Em DevOps, o padrão é nos conectarmos a servidores remotos via SSH. A VM simula exatamente isso: sua máquina é o seu "computador de trabalho" e a VM é o "servidor na nuvem" que você vai configurar e acessar. Isso torna a atividade "Acesso via SSH" muito mais realista.
  3. Padronização: Usar a VM garantirá que seu ambiente seja idêntico ao do instrutor e dos outros alunos, evitando problemas de compatibilidade ou o famoso "na minha máquina funciona".

Resumindo: Embora seu Ubuntu funcione, usar a VM vai te proporcionar uma experiência de aprendizado mais segura, mais alinhada com o mercado de trabalho e mais fiel ao conteúdo do curso.

Minha recomendação é: instale a VM. O esforço é pequeno e os benefícios para o aprendizado são enormes!

Continue com essa curiosidade, é a marca de um bom profissional da área.

como eu tenho dois sistemas no notebook seria melhor eu baixar a VM no Linux ou Windows??

Pode baixar em qual você está mais familiarizado em usar no dia a dia. O Linux é mais versátil e um pouco mais desafiador que o windows. Caso queira um maior desafio e mais imersão na utilização pode baixar e utilizar no Linux, caso queira um maior conforto durante o uso, vai de windows.

Não há problema de baixar uma VM Linux rodando no Linux, caso tenha essa duvida.

solução!

Caso essa resposta tenha solucionado sua dúvida, não esqueça de marcar a resposta como solução!! ✅