2
respostas

duvida drop

No exemplo a seguir eu consigo elimiar os dados da coluna Local dados.drop([2, 5, 8], axis=0, inplace=True)

Mas caso eu queira eliminar os valores Tomate da coluna Produto, como eu informo isso no comando?

2 respostas

Para eliminar as linhas onde a coluna "Produto" contém o valor "Tomate", você pode usar o método loc para filtrar as linhas que atendem a essa condição. Aqui está um exemplo:

import pandas as pd

# Supondo que 'dados' seja o seu DataFrame
dados = pd.DataFrame({
    'Local': ['A', 'B', 'C', 'D', 'E', 'F', 'G', 'H', 'I'],
    'Produto': ['Maçã', 'Banana', 'Tomate', 'Laranja', 'Pêra', 'Tomate', 'Uva', 'Melancia', 'Tomate'],
    'Quantidade': [10, 20, 5, 15, 8, 3, 12, 25, 7]
})

# Elimina as linhas onde o valor da coluna 'Produto' é 'Tomate'
dados = dados.loc[dados['Produto'] != 'Tomate']

# Exibe o DataFrame resultante
print(dados)

Este código utiliza a função loc para selecionar apenas as linhas onde o valor na coluna "Produto" é diferente de "Tomate". As linhas que atendem a essa condição são mantidas no DataFrame, enquanto as linhas com "Tomate" são removidas. O resultado é atribuído novamente à variável dados. Note que este método não altera o DataFrame original a menos que você reatribua a variável ou use o parâmetro inplace=True (o que é opcional).

Isso deve ajudar a atender à sua necessidade de eliminar as linhas com o valor específico na coluna "Produto".

Elimina as linhas onde o valor da coluna 'Produto' é 'Tomate'

dados = dados.loc[dados['Produto'] != 'Tomate']

no codigo acima que que peguei da sua resposta apenas seleciona produtos diferentes de tomate, de qualquer forma, eu quero tomate, então o sinal seria == , mas do mesmo jeito tudo oque esse var ta fazendo é so selecionar ela, como eu faço pra apagar, aonde que eu seto essa var num comando drop ou semelhante