1
resposta

Google collab e python

Uma dúvida que sempre tive nos cursos de python: o google collab ajuda só em cursos ou posso desenvolver um projeto em pythom na minha empresa usando o google collab?
Se eu não quiser usar o collab eu posso escrever o código em um editor de texto e depoi conpilá-lo?
Nessa opção, teria que baixar o compilador do python?
Tem alguma matéria na Alura que esclareça essas dúvidas?

1 resposta

Olá, Mario! Como vai?

Boa pergunta, vou te ajudar!

O Google Colab é uma ferramenta bastante versátil e não se limita apenas ao uso em cursos. Você pode sim desenvolver projetos em Python na sua empresa utilizando o Google Colab. Ele é especialmente útil para projetos que envolvem análise de dados, aprendizado de máquina e outras tarefas que requerem o uso de bibliotecas pesadas, pois oferece um ambiente de execução baseado em nuvem com acesso a GPUs.

Caso você prefira não usar o Google Colab, você pode escrever seu código em um editor de código, como o VSCode. Python não é uma linguagem que precisa ser compilada como C ou Java, mas sim interpretada. Portanto, você não precisa de um compilador, mas sim de um interpretador Python instalado no seu sistema. Você pode baixar o Python do site oficial (python.org) e, após a instalação, você poderá executar seus scripts Python diretamente no terminal ou prompt de comando usando o comando:

python nome_do_seu_script.py

E quanto a algum material, deixo esse artigo que está bem completo:
- Artigo: O que é Python? — um guia completo para iniciar nessa linguagem de programação

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado