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Duvida do exercio

Ola pessoal preciso de ajuda esto a resolver um exercicio jogo da snake preciso de ajuda o erro este o trail.push({x:px, y:py}) the fuction is not difene

<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
    <title>Jogo do snacke</title>

</head>
<body>
<canvas id="stage" width="400" height="400"></canvas>
<script type="text/javascript">
    window.onload=function(){
        var stage= document. getElementById('stage');
        var ctx= stage.getContext('2d');
        document.addEventListener("keydown",keyPuch);

        setInterval(game,1000/15);
        const vel=1;
        var vx=vy=0;
        var px=10;
        var py=15;
        var tp=20;
        var qp=20;
        var ax=ay= 15;
        var trail=[];
        var trail=5;
        function game(){
            px+=vx;
            py+=vy;
            if(px<0)
            {
                px=qp-1;
            }
            if(px>qp-1)
            {
                px=0;
            }
            if(py<qp)
            {
                py=qp-1;
            }
            if(py>qp-1)
            {
                py=0;
            }

            ctx.fillStyle="black";
        ctx.fillRect(0,0,stage.width,stage.height);
        ctx.fillStyle='red';
        ctx.fillRect(ax*tp,ay*tp,tp,tp);
        ctx.fillStyle='gray';
        for(var i=0;i<trail.length;i++){
            ctx.fillRect(trail[i].x*tp,trail[i].y*tp,tp,tp);
            if(trail[i].x==px && trail[i].y==py){

                    vx=vy=0;
            }

        }
        trail.pusch({x:px,y:py})
        while(trail.length>tail)
        {
            trail.shift();
        }
        if(ax==px && ay==py)
        {
            tail++;
            ax=Math.Floor(Math.ramdon()*qp);
                ay=Math.Floor(Math.ramdon()*qp);

        }







        }
        function keyPuch(event){
            switch(event.keyCode){
                case 37:
                vx=-vel;
                vy=0;
                break;
                case 38:
                vx=0;
                vy=-vel;
                break;
                case 40:
                vx=0;
                vy=vel;
                break;
            }




        }
    }







</script>



</body>



</html>
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Boa tarde Joel,

Encontrei alguns erros no código, veja se essas correções resolvem. Ao final do for você escreveu push errado:

trail.pusch({x:px,y:py})

mude para:

trail.push({x:px,y:py})

Na declaração de variáveis você tem duas variáveis com o mesmo nome:

        var trail=[];
        var trail=5;

Acredito que o correto seja:

        var trail=[];
        var tail=5;

Abaixo segue o javascript completo:

 window.onload=function(){
        var stage= document. getElementById('stage');
        var ctx= stage.getContext('2d');
        document.addEventListener("keydown",keyPuch);

        setInterval(game,1000/15);
        const vel=1;
        var vx=vy=0;
        var px=10;
        var py=15;
        var tp=20;
        var qp=20;
        var ax=ay= 15;
        var trail=[];
        var tail=5;
        function game(){
            px+=vx;
            py+=vy;
            if(px<0)
            {
                px=qp-1;
            }
            if(px>qp-1)
            {
                px=0;
            }
            if(py<qp)
            {
                py=qp-1;
            }
            if(py>qp-1)
            {
                py=0;
            }

            ctx.fillStyle="black";
        ctx.fillRect(0,0,stage.width,stage.height);
        ctx.fillStyle='red';
        ctx.fillRect(ax*tp,ay*tp,tp,tp);
        ctx.fillStyle='gray';
        for(var i=0;i<trail.length;i++){
            ctx.fillRect(trail[i].x*tp,trail[i].y*tp,tp,tp);
            if(trail[i].x==px && trail[i].y==py){

                    vx=vy=0;
            }

        }
        trail.push({x:px,y:py})
        while(trail.length>tail)
        {
            trail.shift();
        }
        if(ax==px && ay==py)
        {
            tail++;
            ax=Math.Floor(Math.ramdon()*qp);
                ay=Math.Floor(Math.ramdon()*qp);

        }







        }
        function keyPuch(event){
            switch(event.keyCode){
                case 37:
                vx=-vel;
                vy=0;
                break;
                case 38:
                vx=0;
                vy=-vel;
                break;
                case 40:
                vx=0;
                vy=vel;
                break;
            }




        }
    }

Abraços

ola vinícios muito obrigado pela ajuda mais agora tenho outra dificuldade a cobra só esta a se mover num unico sentido gostaria uma juda para se mover em todos os sentidos

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