Oi, Alison! Tudo bem por aí?
Muito bacana a sua iniciativa! Acompanhe comigo os passos abaixo para conseguir trabalhar com a sua biblioteca pessoal:
Crie um ou mais arquivos (conforme a sua preferência) no formato .py
para organizar as suas funções;
Em um repositório do Github, adicione todos esses arquivos;
Agora, estando em um novo Notebook do Google Colaboratory, faça um clone do seu repositório, de acordo com o exemplo a seguir:
!git clone https://github.com/seu_usuario/nome_do_seu_repositorio.git
No menu lateral do seu Notebook, localize o quarto ícone chamado "Arquivos". Após encontrá-lo, clique sobre ele para abri-lo;
Neste momento, você verá uma pasta com o mesmo nome do seu repositório no Github. Caso isso não aconteça, você poderá clicar nos dois pontinhos presentes na lista de arquivos, assim como eu ilustro nesta imagem:
Neste segundo caso, a sua pasta estará dentro do diretório "content":
Estando diante da sua pasta, copie o caminho dela clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção "Copiar caminho":
Feito isso, importaremos o módulo sys
, do Python, e executaremos o seguinte código, garantindo que a pasta e os arquivos contidos nela façam parte do seu Notebook e sejam facilmente visualizados:
import sys
sys.path.insert(0,'caminho-da-sua-pasta')
Por fim, basta importar as funções contidas em seus arquivos .py
, deste modo:
from arquivo import funcao
Com isso, poderemos compartilhar a nossa biblioteca pessoal com outras pessoas! Lembre-se sempre de disponibilizar o seu repositório no Github.
Alison, espero que essas dicas te ajudem neste desafio! Contudo, vale ressaltar que como é um assunto externo ao curso e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto, outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema!
Um abraço.
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!