Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Disponibilização de Biblioteca pessoal

Bom dia, Tenho funções personalizadas para tratamento de dados, análise exploratória e otimização de modelos de ML. Gostaria de saber como faço para utilizar esta biblioteca em outros notebooks (ele está no Collaboratory).

Consigo facilmente upar no git hub o arquivo ypnb, só gostaria de saber como faço para instalar ele em outros notebooks.

2 respostas
solução!

Oi, Alison! Tudo bem por aí?

Muito bacana a sua iniciativa! Acompanhe comigo os passos abaixo para conseguir trabalhar com a sua biblioteca pessoal:

1. Crie um ou mais arquivos (conforme a sua preferência) no formato .py para organizar as suas funções;

2. Em um repositório do Github, adicione todos esses arquivos;

3. Agora, estando em um novo Notebook do Google Colaboratory, faça um clone do seu repositório, de acordo com o exemplo a seguir:

!git clone https://github.com/seu_usuario/nome_do_seu_repositorio.git

4. No menu lateral do seu Notebook, localize o quarto ícone chamado "Arquivos". Após encontrá-lo, clique sobre ele para abri-lo;

5. Neste momento, você verá uma pasta com o mesmo nome do seu repositório no Github. Caso isso não aconteça, você poderá clicar nos dois pontinhos presentes na lista de arquivos, assim como eu ilustro nesta imagem:

Localizando pastas, na seção 'Arquivos', do Google Colaboratory

Neste segundo caso, a sua pasta estará dentro do diretório "content":

Localizando pastas, na seção 'Arquivos', do Google Colaboratory
  6. Estando diante da sua pasta, copie o caminho dela clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção "Copiar caminho":

Copiando o caminho de uma pasta, no Google Colaboratory
  7. Feito isso, importaremos o módulo sys, do Python, e executaremos o seguinte código, garantindo que a pasta e os arquivos contidos nela façam parte do seu Notebook e sejam facilmente visualizados:

import sys
    sys.path.insert(0,'caminho-da-sua-pasta')

8. Por fim, basta importar as funções contidas em seus arquivos .py, deste modo:

from arquivo import funcao

Com isso, poderemos compartilhar a nossa biblioteca pessoal com outras pessoas! Lembre-se sempre de disponibilizar o seu repositório no Github.

Alison, espero que essas dicas te ajudem neste desafio! Contudo, vale ressaltar que como é um assunto externo ao curso e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto, outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema!

Um abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Saudações Andrieli, Funcionou! Agradeço muito