Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Discurso sem "proteções"

Eu consigo entender que falar sem usar ressalvas transmite uma maior credibilidade, mas contudo muitas vezes eu mudo de ideia ou noto que estou errado, isso me faz pensar que sempre pode ter algo na informação que estou passando esta muito errada e assim eu vou perder mais credibilidade ainda. Eu digo isso mas geralmente acontece quando estou em uma conversa informal, não foi feito uma estratégia por trás nem nada muito elaborado.

Eu devo me livrar das "proteções"? ou tem a hora certa de usar elas?

1 resposta
solução!

Olá, Bruno! Como vai?

Entendo seu dilema e é uma questão muito válida. No contexto da aula, quando o instrutor fala sobre evitar "proteções" ou "ressalvas", ele está se referindo a evitar declarações que possam enfraquecer a força do que você está dizendo. Por exemplo, começar uma frase com "Eu acho que..." ou "Até onde eu sei..." pode fazer com que suas palavras pareçam menos confiantes.

No entanto, é importante lembrar que a confiança vem da preparação e do conhecimento. Se você está bem preparado e conhece bem o assunto que está discutindo, você pode falar com mais confiança e menos necessidade de "proteções". Mas, é claro, todos nós podemos cometer erros ou mudar de ideia, e isso é perfeitamente normal.

A chave aqui é o equilíbrio. Em uma conversa informal ou em uma situação em que você não tem certeza, é perfeitamente aceitável usar "proteções". No entanto, em uma apresentação ou discurso, onde você teve tempo para se preparar e sabe do que está falando, tente ser mais direto e confiante.

Por exemplo, em vez de dizer "Eu acho que essa é a melhor solução para o problema", você poderia dizer "Esta é a melhor solução para o problema". A segunda frase soa mais confiante e direta.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software