Gente, estou com umas dúvidas sobre quando devo usar a tag class e a tag id, qual a diferença entre elas ? E outra coisa, se o HTML já naturalmente as divisões de head, header,body,quando é que devo usar o div?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Gente, estou com umas dúvidas sobre quando devo usar a tag class e a tag id, qual a diferença entre elas ? E outra coisa, se o HTML já naturalmente as divisões de head, header,body,quando é que devo usar o div?
Oi! Tudo bem?
A tag class é utilizada para realizar uma especificação em que você pode repetir a tag. Por exemplo, caso você queira criar uma classe de botões no seu documento HTML, você pode repetir a mesma com a tag class.
Já a tag id é utilizada para também para realizar uma especificação, e por boas práticas, não é aconselhável repetir.
Vou citar um exemplo do artigo que temos aqui na Alura sobre essa exata dúvida (e deixarei o link abaixo :).
<button id="botao_adicionar" class="botao_cardapio">Adicionar</button>
<button id="botao_filtro" class="botao_cardapio">Filtrar</button>
Acima nós temos o código em que mostra dois botões, que foram divididos em uma só classe: a botao_cardapio, pois são dois botões e fazem parte de um cardápio. Contudo, as ids foram diferentes, uma é a botao_adicionar, para identificar o botão "Adicionar" e outra é a botao_filtro, para identificar o botão "Filtrar".
O artigo que comentei sobre ambas as tags:
E a tag <div> é de uso semântico. Ela foca em dividir as partes do seu código para facilitar a compreensão e, claro, a organização, para ter um código mais limpo. Ou seja: ela é para agrupar os elementos do HTML.
Aqui na Alura também temos uma série de artigos sobre as tags do HTML. Caso te interessar a leitura, irei deixar abaixo o link:
Espero ter ajudado. Se as dúvidas persistirem, estou disponível para te auxiliar.
Salvou, estava procurando esse artigo.