Vanessa, budget ou datas limites são restrições, que devem ser acatadas. No Ágil, o consumo de dinheiro e de tempo ficam limitados por tais restrições e, dentro de tais limitações, é entregue o produto de maior valor possível, através das priorizações e do foco no que realmente interessa. Se a organização resolve investir $ 500.000,00 em uma solução, o Ágil se propõe a garantir o melhor uso possível destes $ 500.000,00. Ou seja, estamos falando de maximização do ROI.
O que ocorre, infelizmente, é que muitos gestores querem saber de antemão, "exatamente", o que vai ser entregue contra o investimento de $ 500.000,00. Não basta a ideia de maximixar o retorno - deseja-se escopo fechado, por insegurança e desconfiança. Contudo, como o escopo na verdade vai sendo descoberto ao longo do tempo, dizer a priori "exatamente" o que seria entregue acaba gerando (vamos usar o termo exato) mentiras, desgastes e contaminações na qualidade das entregas.
Aos poucos a mentalidade está mudando, se não por amor ao Ágil, por desgosto ao waterfall no desenvolvimento de produtos complexos.