Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida de iniciante...

Já fiz todos os cursos anteriores da formação de "Iniciante em programação" e to fazendo esse com todo cuidado e acompanhando, mas eu simplesmente não consegui acompanhar o que raios é "Função Anônima".

Na verdade até entendi o conceito, mas não a sintaxe. Foi colocado no VSCode um símbolo parecido com =>, mas que, visivelmente, resultou em outra coisa. Tentei replicar, recriar, mudar o editor de texto, e não consegui acompanhar.

Alguém pode me dar uma luz nesse assunto? A linha toda era

novaTarefa.addEventListener('click', () => {
    consolte.log('fui clicado')})

entendi que a ideia é imprimir o "fui clicado" no console quanto apertasse o botão atribuido ao escutador. mas não entendi a sintaxe e o símbolo...

Mil vezes obrigado!

1 resposta
solução!

Mateus,

Dê uma olhada em alguns pontos: A primeira é em relação a função anônima, que significa que ela não possui um nome da própria função. Ou seja, essa função é executada apenas ao clicar o botão e você não vai conseguir chama-la no seu código novamente. As funções não precisam ter nome. Nesse caso ela está sendo chamada dentro do método .addEventListener, como parâmetro. Ela poderia ser um função associada a uma variável(espaço na memória), nesse caso também não precisaria ter um nome. Para entender melhor, ler expressão de função no artigo : https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/JavaScript/Guide/Functions

O segundo aspecto são as Arrow Functions. Essa sintaxe veio com o EcmaScript6, que é apenas uma nova sintaxe para se chamar um função, sem precisar declara-la. Elas não podem ser usadas em qualquer situação, por isso você precisa ter atenção. Geralmente ela é utilizada justamente nesse exemplo seu, pois é uma forma curta e rápida de se passar uma função como parâmetro de outro método. Basicamente é uma forma que você deve começar a aprender a utilizar, porém tem muito mais sobre elas nesse artigo: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/JavaScript/Reference/Functions/Arrow_functions . Não se preocupe se não entender sobre o que o artigo está falando em todos os subtítulos, pois eles utilizam na documentação muitos exemplos avançados que você não precisa saber agora.

Espero realmente ter ajudado!