Oi, Vanderson, tudo bem?
O console.log()
é uma ferramenta de depuração muito útil durante o desenvolvimento de um programa em JavaScript. Ele é usado para imprimir informações no console do ambiente de desenvolvimento, permitindo que você verifique o fluxo do programa, os valores das variáveis e outras informações relevantes.
No entanto, normalmente, quando o código está pronto para produção (ou seja, quando todas as funcionalidades foram implementadas e todos os bugs foram corrigidos), os comandos console.log()
são removidos ou comentados. Isso porque, em um ambiente de produção, você geralmente não quer que mensagens de depuração sejam impressas no console, pois isso pode confundir os usuários ou expor informações sensíveis.
Por exemplo, imagine que você está desenvolvendo uma função para calcular a soma de dois números. Durante o desenvolvimento, você pode usar o console.log()
para verificar se a função está funcionando corretamente:
function soma(a, b) {
var resultado = a + b;
console.log('O resultado é: ' + resultado);
return resultado;
}
Após verificar que a função está funcionando corretamente, você pode remover o console.log()
:
function soma(a, b) {
var resultado = a + b;
return resultado;
}
Caso queira mais informações, você pode acessar a documentação abaixo. As informações estão em inglês e caso queira você pode traduzir para português, clicando no botão direito do mouse e selecionando a opção "Traduzir para o português".
Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!