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[Dúvida] Como mudar a aparecia do "ator" no P5

Opa!

No Scratch é muito fácil mudar o sprite dos atores, e assim o fiz lá, mas no P5 parece ser mais complicado e eu gostaria de saber como faço isso.

Valeu!

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Olá João, tudo bem? Espero que sim

Gostaria de agradecer por compartilhar essa dúvida, ela é muito interessante e abre um leque de possibilidades de criação no jogo.

A vaquinha(ator) é apenas uma foto, então do mesmo modo que carregamos essa foto podemos carregar e utilizar qualquer outra, vamos criar um novo ator juntos.

Vou escolher um personagem que eu achei no google e fica legal para usar no game.

deixo a imagem abaixo para você salvar ela, basta clicar com o botão direito e “depois salvar imagem como …”

gato de desenho em tom laranja com olhos verdes, ele esta de posição frontal para nós, ele esboça uma alegria, a imagem se assemelha a um desenho infantil

Deixo o link do driver como segunda opção.

Ela já tá com o fundo transparente.

depois vamos lá para o P5:

Na pasta imagens vamos carregar um arquivo já salvo em seu computador.

Pasta na ferramenta p5.js a imagem tem tons em cinzas e preto, porém a frase carregar a arquivo se destaca na coluna de comandos ela está em um tom rosa dando destaque ao usuário que ali é a área de seleção, e que o mesmo será redirecionado caso clicado.

depois vai aparecer uma tela para arrastar arquivos, arraste o arquivo do gato ou a foto de sua preferência para dentro do p5, desse modo:

Gif que mostra o arquivo do gato sendo arrastando da pasta do computador para o P5.js desse modo o p5 passa a conhecer o arquivo em caso de possíveis uso do arquivo.

Depois podemos seguir para o código.

No arquivo imagens.js na linha que a imagem do ator é chamada podemos trocar pelo gato ou a sua imagem escolhida, muita atenção para o nome do arquivo, no meu caso é gato.png o seu pode ser outro.

function preload(){
  imagemDaEstrada = loadImage("imagens/estrada.png")
  imagemDoAtor = loadImage("imagens/gato.png") // nessa linha
  imagemCarro1 = loadImage("imagens/carro-1.png")
  imagemCarro2 = loadImage("imagens/carro-2.png")
  imagemCarro3 = loadImage("imagens/carro-3.png")
  imagemCarro = [imagemCarro1, imagemCarro2, imagemCarro3, imagemCarro1, imagemCarro2, imagemCarro3]

  somDaTrilha = loadSound("sons/trilha.mp3")
  somDaColisao = loadSound("sons/colidiu.mp3")
  somDoPonto = loadSound("sons/pontos.wav")

}

Observe que comentei onde é alterado o caminho que a variável imagemDoAtor vai buscar a imagem solicitada, como nós colocamos anteriormente essa foto na pasta imagens então não muda, só o arquivo que vai de Ator-1.png para gato.png

Resultado:

O gif mostra uma tela de gameplay do jogo da vaquinha com a diferença que foi substituído por um gatinho já descrito anteriormente. tranformando no jogo do gatinho rs, a estrada cinza com carros passando em 6 vias nas cores verdes, amarelas e preto o o gato controlavel vai para frente e para cima e retorna para o rodapé da tela se repetindo infinitamente esse mesmo movimento

A mesma lógica pode ser usada para alterar sons e imagens dos outros carros.

Espero que com essas dicas eu consiga te ajudar, qualquer outra dúvida me coloco a disposição.

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Obrigado amigo, isso ajudou bastante! No momento eu estou recriando o pong no P5 e já estou quase terminando, e gostaria de mudar os atores tanto da raquete quanto da bolinha. Minha dúvida é como fazer isso utilizando os mesmos parâmetros configurados (x, y, altura, raio...).