Opa!
No Scratch é muito fácil mudar o sprite dos atores, e assim o fiz lá, mas no P5 parece ser mais complicado e eu gostaria de saber como faço isso.
Valeu!
Opa!
No Scratch é muito fácil mudar o sprite dos atores, e assim o fiz lá, mas no P5 parece ser mais complicado e eu gostaria de saber como faço isso.
Valeu!
Olá João, tudo bem? Espero que sim
Gostaria de agradecer por compartilhar essa dúvida, ela é muito interessante e abre um leque de possibilidades de criação no jogo.
A vaquinha(ator) é apenas uma foto, então do mesmo modo que carregamos essa foto podemos carregar e utilizar qualquer outra, vamos criar um novo ator juntos.
Vou escolher um personagem que eu achei no google e fica legal para usar no game.
deixo a imagem abaixo para você salvar ela, basta clicar com o botão direito e “depois salvar imagem como …”
Deixo o link do driver como segunda opção.
Ela já tá com o fundo transparente.
depois vamos lá para o P5:
Na pasta imagens vamos carregar um arquivo já salvo em seu computador.
depois vai aparecer uma tela para arrastar arquivos, arraste o arquivo do gato ou a foto de sua preferência para dentro do p5, desse modo:
Depois podemos seguir para o código.
No arquivo imagens.js na linha que a imagem do ator é chamada podemos trocar pelo gato ou a sua imagem escolhida, muita atenção para o nome do arquivo, no meu caso é gato.png o seu pode ser outro.
function preload(){
imagemDaEstrada = loadImage("imagens/estrada.png")
imagemDoAtor = loadImage("imagens/gato.png") // nessa linha
imagemCarro1 = loadImage("imagens/carro-1.png")
imagemCarro2 = loadImage("imagens/carro-2.png")
imagemCarro3 = loadImage("imagens/carro-3.png")
imagemCarro = [imagemCarro1, imagemCarro2, imagemCarro3, imagemCarro1, imagemCarro2, imagemCarro3]
somDaTrilha = loadSound("sons/trilha.mp3")
somDaColisao = loadSound("sons/colidiu.mp3")
somDoPonto = loadSound("sons/pontos.wav")
}
Observe que comentei onde é alterado o caminho que a variável imagemDoAtor
vai buscar a imagem solicitada, como nós colocamos anteriormente essa foto na pasta imagens então não muda, só o arquivo que vai de Ator-1.png para gato.png
Resultado:
A mesma lógica pode ser usada para alterar sons e imagens dos outros carros.
Espero que com essas dicas eu consiga te ajudar, qualquer outra dúvida me coloco a disposição.
Um grande abraço e até mais!
Obrigado amigo, isso ajudou bastante! No momento eu estou recriando o pong no P5 e já estou quase terminando, e gostaria de mudar os atores tanto da raquete quanto da bolinha. Minha dúvida é como fazer isso utilizando os mesmos parâmetros configurados (x, y, altura, raio...).