Alguém sabe como fazer os círculos ficarem repetindo sozinho?
quando chegar no final eles voltarem para o inicio como loop?
Alguém sabe como fazer os círculos ficarem repetindo sozinho?
quando chegar no final eles voltarem para o inicio como loop?
Olá Giuliano, tudo ok por aí ?
Sobre a ida e volta da bolinha, na verdade você verá isso mais pra frente no curso!
Você terá um exercício sobre isso nessa aula:
E um possível código que poderia fazer essa função de ir e voltar com a bolinha seria esse:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var x = 20;
var sentido = 1;
function atualizaTela() {
limpaTela();
if (x > 600) {
sentido = -1;
} else if (x < 0) {
sentido = 1;
}
desenhaCirculo(x, 20, 10);
x = x + sentido;
}
setInterval(atualizaTela, 10);
</script>
Em síntese era isso, caso tenha mais dúvidas recorra ao fórum novamente!
Estarei à disposição.
Um grande abraço e bons estudos.
Acrescente uma linha à função (a do IF):
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
console.log(x);
x++;
if (x==600) { x = 20 }
}
Oi Renan tudo certo, obrigado pelo retorno.
Gabriel eu acrescentei somente a linha do IF e deu certo, porém no código que você mandou tem console.log(x);
qual seria a função dele pois sem ele o código funcionou sem a necessidade de coloca-lo?
Pode ignorar o console.log(x).
Eu usei para verificar se os valores estavam sendo lidos e exibidos de forma correta.
Às vezes usamos este recurso para verificar os valores de variáveis e funções durante a execução do código.
Neste caso eu queria saber qual era o valor de x quando a bola sumia.