2
respostas

[Dúvida] Como alterar o intervalo do eixo x em um gráfico de linhas?

Olá a todos!

Eu estava fazendo o projeto e notei que meu gráfico estava ficando um pouco diferente do gráfico do professor em relação ao eixo x.

O do professor se apresentou assim: grafico professor Note que os meses do dele, apesar de não estar muito nítido, aparecem em várias quantidades. Totalizando 8 meses, mesmo que sejam mais de dezembro de 2020 a dezembro de 2022.

No entanto o meu, colocando a hierarquia por mês, aparece assim: meu grafico por mesNote que os meses aparecem bem menos, apenas 4. Tentei pesquisar e ir testando no powerBI uma solução, tentei diversas coisas e nada, mesmo aumentando o tamanho do gráfico nada muda, trocando a hierarquia para trimestre fica assim: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeNote que agora tenho mais meses, mas os meses finais após outubro não aparecem, mesmo ajustando a faixa do eixo x, não sei o porquê.

Bem, até então não consegui encontrar uma solução para alterar esse intervalo do eixo x, pois gostaria que, mesmo colocando a hierarquia por mês, no eixo x aparecessem todos os meses do intervalo.

Alguém saberia como me ajudar sobre isso?

Atenciosamente, Laíza Mendes.

2 respostas

Oi, Laíza! Tudo bem contigo?

No seu caso, possivelmente um dos filtros do Dashboard foi modificado, afetando a apresentação dos meses no gráfico de área. Nesse sentido, peço que observe as segmentações de dados, bem como se você não selecionou algum item em outro gráfico. Esses pontos podem impactar na distribuição dos meses.

Na segmentação de "Data de compra", por exemplo, devemos manter o período de 14/01/2021 até 31/12/2022.

Além disso, com relação à visualização de todos os meses de 2021 e 2022, você pode transformar o Eixo X para o tipo categórico e adicionar a ele apenas as informações de "Ano" e de "Mês" da coluna Data de compra. Com isso, teremos uma apresentação diferenciada dos meses, que aparecerão em sua completude.

A mudança do tipo do Eixo é feita na aba "Visualizações, na seção "Formatar visual", assim como eu ilustro na imagem abaixo:

Alterando o tipo do Eixo X para 'Categórico', no Power BI Desktop.

Enquanto isso, Laíza, a escolha das informações que aparecerão no Eixo X são feitas na seção "Criar visual". Para remover as hierarquias de "Trimestre" e de "Dia", da coluna Data de compra, basta clicar no "X" presente ao seu lado. No final, teremos algo assim:

Campo do Eixo X de um gráfico de área, no Power BI Desktop.

A aparência do nosso gráfico será esta:

Gráfico de área no Power BI Desktip

Laíza, espero que dê tudo certo! Caso continue com dúvidas, peço que compartilhe mais informações comigo, como o seu Dashboard completo e os dados que você está utilizando para a geração do gráfico de área. Dessa maneira, conseguiremos analisar de forma mais assertiva o seu problema.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá, Andrieli, tudo bem? Boa tarde.

Não tinha visto essa sua resposta antes! Muito obrigada pela ajuda sobre esses pontos!

Então, fiz as alterações, e realmente não estava como categórico, agora se ajustou bem melhor. Contudo, ainda parecia ter algo errado.

dashboard gatitosNo caso, selecionando como categórico, e ajustando as hierarquias, ficou dessa forma. Mesmo com a segmentação selecionada desde o início dos dados, em dezembro de 2020, ele coloca o eixo x com o ano todo de 2020.

Eu solucionei isso aplicando o seguinte filtro: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Não sei se é a melhor solução nesse caso ou se existe uma forma melhor, já que, dessa forma, caso algum mês não tivesse faturamento nenhum por algum motivo, ele deixaria de ser mostrado nos dados.

Bem, mesmo assim, obrigada novamente pela atenção e explicação detalhada, ajudou muito!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software