1
resposta

[Dúvida] Comentário "Você já sentiu que foi alvo de um estereótipo negativo?"

Prezad@s.... Boa tarde!

Observando essa autoavaliação (que inclui 12 violações comuns de Segurança Psicológica que ocorrem rotineiramente nas organizações, segundo Timothy Clark)... imediatamente me senti impactado por pela pergunta "Você já sentiu que foi alvo de um estereótipo negativo?"... pois já vivenciei essa situação no ambiente de trabalho.

Como combater essas situações?

1 resposta

Oi Jorge me senti provocado sua reflexão é valiosa, me senti provocado (de forma positiva) a participar e responder.

Como gestor de pessoas com foco real em clima organizacional, acredito que o combate a estereótipos exige ao menos três pilares: consciência individual, compromisso da liderança e ações estruturadas e intencionais . Nomear o problema é o primeiro passo. Depois, é papel da liderança garantir ambientes de segurança psicológica, com práticas inclusivas e escuta ativa.

A organização precisa trabalhar com intencionalidade temas como vieses inconscientes, escuta ativa e diversidade. E isso vale para todos os níveis — do estagiário ao C-level.

Empresas que tratam isso com seriedade colhem mais engajamento, inovação e pertencimento real. E você, ao trazer esse ponto, já contribui para essa transformação.

Obgrigado pela provação e reflexão.