Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida com relação a utilização de "else if" e somente "else"

Revendo alguns desafios do imersão dev que participei vi o else if como solução para casos de "e se?". Porém, me surgiu uma dúvida, haveria alguma forma de deixar mais enxuto if do código, disposto abaixo, utilizando somente else, digo, porque não consegui usar somente else no que me propus a fazer, visto que queria que o jogador recebesse uma msg se chutou baixo ou alto. Bom, é isso, tentei sair um pouco do que pediam no desafio, espero que eu tenha conseguido!

Desafio jogo adivinha

2 respostas
solução!

Olá Marcelo,

A utilização de "if" e "else" em conjunto é uma técnica muito comum em programação, pois permite que você execute códigos diferentes dependendo da condição. Já o "else if" é utilizado quando você tem mais de duas condições a serem avaliadas. Dessa forma, ele ajuda a deixar o código mais enxuto e legível.

Por exemplo, imagine que você está desenvolvendo um jogo e precisa verificar se o jogador acertou o alvo. Você pode utilizar o seguinte código:

if (posicaoDoTiro == posicaoDoAlvo) {
  // jogador acertou o alvo
} else if (posicaoDoTiro > posicaoDoAlvo) {
  // jogador chutou alto
} else {
  // jogador chutou baixo
}

Nesse exemplo, se a posição do tiro for igual à posição do alvo, o código dentro do primeiro "if" será executado. Caso contrário, o próximo "else if" será avaliado. Se a posição do tiro for maior que a posição do alvo, o código dentro do segundo "if" será executado. Caso contrário, o código dentro do "else" será executado, indicando que o jogador chutou baixo.

Se você não utilizar o "else if" e somente o "else", teria que escrever dois "if" separados. Por exemplo:

if (posicaoDoTiro == posicaoDoAlvo) {
  // jogador acertou o alvo
} else {
  if (posicaoDoTiro > posicaoDoAlvo) {
    // jogador chutou alto
  } else {
    // jogador chutou baixo
  }
}

Como você pode ver, o código fica um pouco mais extenso e menos legível.

Por fim, é importante lembrar que o uso de "if" e "else" deve ser feito de forma adequada para garantir a eficiência e legibilidade do código. É recomendável evitar o aninhamento excessivo de estruturas condicionais, pois isso pode tornar o código difícil de entender e manter.

E se você quiser saber mais sobre mim, estou sempre disponível no meu LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/eduardo-a-querido-dias-logistica/

Muito obrigado, Eduardo! Entendi 100%