Olá Marcelo,
A utilização de "if" e "else" em conjunto é uma técnica muito comum em programação, pois permite que você execute códigos diferentes dependendo da condição. Já o "else if" é utilizado quando você tem mais de duas condições a serem avaliadas. Dessa forma, ele ajuda a deixar o código mais enxuto e legível.
Por exemplo, imagine que você está desenvolvendo um jogo e precisa verificar se o jogador acertou o alvo. Você pode utilizar o seguinte código:
if (posicaoDoTiro == posicaoDoAlvo) {
// jogador acertou o alvo
} else if (posicaoDoTiro > posicaoDoAlvo) {
// jogador chutou alto
} else {
// jogador chutou baixo
}
Nesse exemplo, se a posição do tiro for igual à posição do alvo, o código dentro do primeiro "if" será executado. Caso contrário, o próximo "else if" será avaliado. Se a posição do tiro for maior que a posição do alvo, o código dentro do segundo "if" será executado. Caso contrário, o código dentro do "else" será executado, indicando que o jogador chutou baixo.
Se você não utilizar o "else if" e somente o "else", teria que escrever dois "if" separados. Por exemplo:
if (posicaoDoTiro == posicaoDoAlvo) {
// jogador acertou o alvo
} else {
if (posicaoDoTiro > posicaoDoAlvo) {
// jogador chutou alto
} else {
// jogador chutou baixo
}
}
Como você pode ver, o código fica um pouco mais extenso e menos legível.
Por fim, é importante lembrar que o uso de "if" e "else" deve ser feito de forma adequada para garantir a eficiência e legibilidade do código. É recomendável evitar o aninhamento excessivo de estruturas condicionais, pois isso pode tornar o código difícil de entender e manter.
E se você quiser saber mais sobre mim, estou sempre disponível no meu LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/eduardo-a-querido-dias-logistica/