Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Duvida com relação a aula 5. Funções.

Vendo os 3 videos da aula 5 do curso, eu percebi que ele criou 3 arquivos para fazer funções. Com relação a função em si, em não tenho nenhum problema, a minha duvida é com relação a quantidade de arquivos .js gerados. Não seria mais fácil gerar somente um arquivo JavaScript e nele gerar todas as funções ? Alguns programadores Front-end me informaram que é melhor gerar somente um arquivo .js, assim como é melhor gerar somente um arquivo .css pois assim você abrange um campo mais de usuário, até aquele com internet mais lentas (3G, Internet a Radio), diminuindo o tempo de carregamento da pagina e a quantidade de arquivos a serem carregados.

Ainda nesse ponto, sobre o fato de ser gerado funções globais, ele comentou no 2 video sobre criações de funções anonimas somente para acesso em tal função (no caso o IMC). Não seria melhor gerar uma função global no inicio do código .js para ela ser usada precisar ?

6 respostas

Olá Linneu Borges tudo bem?

Então, isso vai depender do seu projeto, já imaginou um código JavaScript de um grande projeto com 1000 linhas, sua manutenção e sua leitura fica muito mais complicada e demorada, você precisaria entender todo escopo do código e qualquer ajuste pode demorar horas, principalmente quando trabalhamos em equipe, então o interessante em minha visão seria desenvolver seu JavaScript organizado e modular, dividindo em blocos de código seguindo um padrão design patterns,

Atenciosamente,

Entendo. A minha duvida é que por esse fator de acabar gerando vários (ou alguns) arquivos JS poderia até ser complicado para quem fosse realizar a manutenção do código HTML, não?, pois assim teríamos um monte de arquivos JS "bonitinhos" e teríamos que declarar todos no HTML, assim ficando complicado para uma outra pessoa fazer a manutenção. Para mim, acho que a melhor forma de fazer o código, seria em apenas um arquivo JS, assim como somente um arquivo CSS, e assim gerando categorias para melhor identar o código.

(Minha Opinião)

A modularização é um padrão no mundo da programação amigo, seja JS, PHP ou CSS ou Banco de Dados etc. Quanto mais modulamos/extraímos o código, mais simples fica sua identificação, como para que ele serve e de onde vem os erros e onde e como podemos ampliar o código (escalar).

É um tanto confuso no começo, mas logo vai entendendo melhor.

Linneu,

A modularidade é essencial e muito usado em projetos grandes, criar apenas um CSS ou um arquivo Javascript pode acarretar maiores dificuldades na manutenção que problemas de importação, mas isso depende muito de seu "sentimento" sua preferência de desenvolvimento, mas é imprescindível independente do modelo adotado manter a organização do projeto em que está desenvolvendo,

Atenciosamente,

Acho que o fato de não ter encontrado projetos grandes (sites completos, fiz somente alguns templates e paginas únicas) que trouxe essa ideia para mim. Fiz algumas pesquisas e conversei com o pessoal da faculdade e eles afirmaram a mesma coisa. Percebi por algumas ideias e exemplos que isso acaba sendo essencial. Vou fazer mais algumas pesquisas e me habituar a isso.

solução!

Linneu,

Muito bem, muito sucesso em seus projetos e qualquer dúvida que tiver pode postar no fórum que estaremos dispostos a ajudar da melhor forma,

Atenciosamente,

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software