Quando a bolinha se encontra com a raquete ela não muda de posição, fica parada marcando pontos. Podem me ajudar? https://scratch.mit.edu/projects/766025425
Quando a bolinha se encontra com a raquete ela não muda de posição, fica parada marcando pontos. Podem me ajudar? https://scratch.mit.edu/projects/766025425
Olá, Karoline, tudo bem?
Para resolver a questão da bolinha ficar grudada na raquete quando há a colisão. Podemos implementar um código diferente na colisão, onde sempre que tocar na raquete a bolinha mudará para uma posição aleatória a frente da raquete. Ao ser “lançada” mais a frente, ela não mais ficará presa na raquete.
• No ator bolinha, remova o bloco “aponte para a direção * (-1)”.
• Remova também o bloco verde com o operador “ou” e substitua pelo bloco “tocando em raquete 2”.
• Acrescente o bloco “aponte para a direção”, o bloco “número aleatório entre” e coloque os números -30 e -125. Essa opção terá um resultado semelhante ao do professor quando ele coloca o bloco direção * -1, a diferença é que, a bolinha a partir de agora voltará para uma direção aleatória resolvendo o bug da pontuação duplicada e da bolinha ficar presa na raquete.
• Repita no código da Raquete, alterando os ângulos para 30 e 125.
Outra opção é jogar a bolinha para uma posição logo a frente da raquete.
Além dessas duas opções, deixo também uma outra sugestão de ao colidir na raquete, ela faz uma verificação se permanece na mesma posição, ela será movida para outro lugar. Você pode dá uma olhada nesse tópico:
Quanto a pontuação notei que na contagem dos meus pontos na verificação da posição x, você coloca posicao x < 229
quando deveria ser > (maior que). Além disso, o fato de haver divergência no tamanho da bolinha, pois como é nós que criamos e não há um padrão, ela começa a pontuar na posição -223/223 . O código corrigido ficará assim:
[...]
Notei, que a posição da pontuação no canvas está trocada, podemos notar nessa imagem:
Ou seja, mesmo que o código esteja correto, para o jogador é como se tivesse pontuando para o adversário. Para isso, é só trocar a posição com o mouse.
Lembre-se que ponto do oponente quando a posição x for menor, quer dizer que a partir de -223 vai contar, ou seja, -224, -225… levando em conta o plano cartesiano.
Espero ter ajudado.
Reforço que estou à disposição para tirar dúvidas.
Abraços.
O meu tem hora que dá erro e a bolinha volta pro início, tem hora que agarra na raquete e não marca pontuação.
Olá, Fernando, tudo bem?
Peço, por gentileza, que abra um novo tópico com a sua dúvida. Isso ajudará também outros alunos que possam ter o mesmo problema que o seu.
Abraços!
Já abri e resolveram. rigado