1
resposta

[Dúvida] Boas práticas

Não ficou muito claro se seria uma boa prática colocar como verdadeiro esse pedaço de código:

else if (estaAcompanhada==true)

O instrutor disse que não é necessário, porque o JS já sabe que declaramos que é verdadeiro no "const". Mas mesmo assim, devo fazer isso sempre mesmo?

1 resposta

Oi, Victor! Tudo bem?

No JavaScript, quando fazemos uma comparação como (estaAcompanhada == true), estamos explicitamente verificando se a variável estaAcompanhada é verdadeira. Entretanto, na aula vimos que podemos declarar estaAcompanhada como uma variável booleana, ou seja, que já possui um valor de verdadeiro ou falso, por meio do trecho de código const estaAcompanhada = true.

Dessa forma, podemos simplificar a verificação e apenas escrever if (estaAcompanhada), pois em uma estrutura condicional if, o JavaScript automaticamente verifica se a expressão dentro dos parênteses retorna true ou false. Se estaAcompanhada for true, o código dentro do bloco if será executado. Se estaAcompanhada for false, o código dentro do bloco else (se existir) será executado.

Portanto, escrever if (estaAcompanhada == true) ou if (estaAcompanhada) resulta na mesma coisa, mas a segunda opção é mais limpa e fácil de ler.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software