Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Aula 1 - Video 6 Campo Texto : Qual padrão de mercado?

Sou dev Back-end, esse é meu primeiro contato com React e gostaria de saber se a aula de criação de componente para o campo texto, onde será um componente que o dev ao utilizar, além de passar a descrição da label pode reutiliza-lo em todo projeto, se componentes desse tipo, ou seja, dessa simplicidade, são comuns a criação em projeto real, ou a criação do componente para campo texto está sendo mostrada apenas como forma didática?

Pergunto isso pois para mim, que venho do back e é meu primeiro contato, me pareceu estranho a criação de um componente para campo texto, de repente em outro momento poderá ser criado um componente de botão, um componente de outra coisa, onde tudo isso poderia ser resolvido com um simples CSS.

1 resposta
solução!

Saaalve, Alexandre! Bão demais?

Cara, ótima pergunta! E eu entendo totalmente esse estranhamento — no começo parece que a galera está criando componente pra tudo e que isso podia ser só um input com um CSS.

Mas sim, a criação de componentes simples como esse é bem comum em projetos reais. A ideia não é complicar, mas sim padronizar e facilitar a manutenção do código. Quando você cria um TextField (ou InputText, ou seja lá o nome que der), você está criando um componente reaproveitável.

Pensa nele como algo parecido com quando você cria uma função, classe ou módulo no back pra não repetir código. No back-end você abstrai, cria serviços, middlewares, helpers… tudo pra reaproveitar lógica e garantir que um ajuste futuro não precise ser replicado em mil lugares.

No front é a mesma ideia. Ao criar um TextField você já embute:

• comportamento padrão (tipo onBlur, máscara, etc.)
  • acessibilidade embutida
  • e claro, estilo consistente sem depender que cada dev lembre de aplicar as classes certas toda vez

O mesmo vale pra botão, select, checkbox… tudo vira um pequeno bloco reaproveitável. Assim como no back você chama um service em vez de duplicar a lógica, no front você chama o componente pronto.

Bem-vindo ao front, inclusive!

Vida longa e próspera!