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[Dúvida] Audio do menu e do gameplay

Ao iniciar o jogo o som do menu toca normalmente, mas ao trocar de cena o som do menu continua tocando ao invés do som da cena de gameplay.

Se iniciar o jogo pela cena de gameplay o som inicia corretamente, o som só não esta mudando quando troca a cena.

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Oi Diego! Tudo bem?

Quando você troca de cena, é importante garantir que o áudio da cena anterior seja interrompido e o novo áudio seja iniciado corretamente, então deixarei algumas dicas que podem ajudar a resolver seu problema:

  1. Verifique o AudioManager: Certifique-se de que o seu AudioManager está configurado para não ser destruído ao carregar uma nova cena, caso contrário, ele pode continuar tocando o som do menu na cena de gameplay. Você pode fazer isso usando o método DontDestroyOnLoad() no seu script do AudioManager.

  2. Controle de Áudio por Cena: Uma abordagem comum é criar um script que gerencie o áudio específico para cada cena. Quando uma nova cena é carregada, o script deve parar o áudio da cena anterior e iniciar o áudio da nova cena. Você pode fazer isso usando o método Stop() para parar o áudio atual e Play() para iniciar o novo áudio.

  3. Exemplo Prático:

    • No seu script de gerenciamento de cenas ou no próprio AudioManager, você pode adicionar algo como:
      public AudioSource menuAudioSource;
      public AudioSource gameplayAudioSource;
      
      void Start()
      {
          if (SceneManager.GetActiveScene().name == "Menu")
          {
              menuAudioSource.Play();
              gameplayAudioSource.Stop();
          }
          else if (SceneManager.GetActiveScene().name == "Gameplay")
          {
              gameplayAudioSource.Play();
              menuAudioSource.Stop();
          }
      }
      
    • Certifique-se de que cada cena tem seus próprios AudioSources configurados corretamente.
  4. Eventos de Troca de Cena: Utilize eventos de troca de cena para gerenciar quando o áudio deve ser trocado. O Unity oferece eventos que podem ser usados para detectar quando uma cena está prestes a ser carregada ou foi carregada.

Espero que essas dicas te ajudem a resolver o problema com os áudios do seu jogo. Bons estudos e continue se divertindo com o desenvolvimento do seu projeto!

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