Oi, Luiz
Criei a variável "stop" para usar no " Ator.js"
// Ator.js
let xAtor = 100
let yAtor = 370
let compAtor = 30
let altAtor = 30
let colisao = false
let meusPontos = 0
let stop = false; // criada variável
function mostraAtor(){
image(imagemAtor, xAtor, yAtor , compAtor, altAtor)
}
function movimentaAtor(){
if (stop) return; // encerra aqui se for true
if (keyIsDown (UP_ARROW)){
yAtor -= 3
}
if (keyIsDown (DOWN_ARROW)){
if(podeSeMover()){
yAtor += 3
}
}
if (keyIsDown (LEFT_ARROW)){
xAtor -= 3
}
if (keyIsDown (RIGHT_ARROW)){
xAtor += 3
}
}
function verificaColisao(){
for (i=0 ; i<imagemCarros.length ; i++){
colisao = collideRectCircle(xCarros[i], yCarros[i] , compCarro1, altCarro1, xAtor+15, yAtor+15, 28);
if (colisao){
somColisao.play();
voltaAtorPosicaoInicial();
if (pontoMaiorQueZero()) {
meusPontos -=1;
}
}
}
}
function pontoMaiorQueZero(){
return meusPontos > 0;
}
function voltaAtorPosicaoInicial(){
xAtor = 100
yAtor = 370
stop = true; // parar o Ator
setTimeout(function() {
stop = false;
},500); // tempo de 0,5 segundos
}
function marcaPonto(){
if (yAtor < 9){
meusPontos +=1;
voltaAtorPosicaoInicial();
somPontos.play();
}
}
function podeSeMover(){
return yAtor < 370;
}