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resposta

[Dúvida] A varíável velocidadeYOponente é necessária?

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

//varíaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 80;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 580;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

//colisão da biblioteca
let colidiu = false;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  colisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaRaquete();
  //colisaoRaquete();
  colisaoRaqueteBiblioteca(xRaquete, yRaquete); 
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  colisaoRaqueteBiblioteca(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
}

function mostraBolinha() {
   circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha() {
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function colisaoBorda() {
  if(xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
      velocidadeXBolinha *= -1;
    }
  
  if(yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
      velocidadeYBolinha *= -1;
    }
}

function mostraRaquete(x, y) {
  rect(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
}

function movimentaRaquete() {
  if(keyIsDown(UP_ARROW)) {
     yRaquete -= 6;
   }
  if(keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
     yRaquete += 6;
   }
   yRaquete = constrain(yRaquete, 5, 315);
}

function colisaoRaquete() {
  if(xBolinha - raio < xRaquete + comprimentoRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete) {
     velocidadeXBolinha *= -1;
   }
}

function colisaoRaqueteBiblioteca(x, y) {
  colidiu = collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
  if(colidiu) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente() {
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete / 2 - 30; 
  //yRaqueteOponente += yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete 2 - 30;**
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
  yRaqueteOponente = constrain(yRaqueteOponente, 5, 315);
}
}

A dúvida surgiu porque sem criar a variável de velocidade da raquete do oponente (velocidadeYOponente) e usando a última linha comentada** o jogo continua funcionando. Queria saber também se é uma boa ideia colocar o código da função movimentaRaqueteOponente dentro da função movimentaRaquete ou se isso deixaria o código desorganizado.

1 resposta

Oi Henrique, como você está?

Ótima dúvida!

Sim, é possível que a movimentação da raquete do oponente seja feita utilizando a linha yRaqueteOponente += yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete * 2 - 30;. O que acontece nessa linha é que todo o conteúdo que estaria na variável velocidadeYOponente está sendo incrementado diretamente ao valor de yRaqueteOponente.

Em programação, temos muitas formas de chegar a um mesmo resultado. Parabéns pelo alcance de sua visão e lógica!

É possível, sim, colocar o código da movimentação da raquete do oponente na função movimentaRaquete(). Sugiro que, sendo assim, você altere o nome para o plural para que o código fique mais claro.

Continue praticando e tendo ousadia no seu código! O seu aprendizado terá uma qualidade a mais por você estar colocando a mão na massa e deixando o projeto do seu jeitinho.

Abraços.

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