//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//varíaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 80;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 580;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
//colisão da biblioteca
let colidiu = false;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
colisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaRaquete();
//colisaoRaquete();
colisaoRaqueteBiblioteca(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
colisaoRaqueteBiblioteca(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
}
function mostraBolinha() {
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha() {
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function colisaoBorda() {
if(xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if(yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y) {
rect(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
}
function movimentaRaquete() {
if(keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 6;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 6;
}
yRaquete = constrain(yRaquete, 5, 315);
}
function colisaoRaquete() {
if(xBolinha - raio < xRaquete + comprimentoRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function colisaoRaqueteBiblioteca(x, y) {
colidiu = collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
if(colidiu) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function movimentaRaqueteOponente() {
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete / 2 - 30;
//yRaqueteOponente += yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete 2 - 30;**
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
yRaqueteOponente = constrain(yRaqueteOponente, 5, 315);
}
}
A dúvida surgiu porque sem criar a variável de velocidade da raquete do oponente (velocidadeYOponente) e usando a última linha comentada** o jogo continua funcionando. Queria saber também se é uma boa ideia colocar o código da função movimentaRaqueteOponente dentro da função movimentaRaquete ou se isso deixaria o código desorganizado.